Página Principal Revista EBS

Hacktown retorna em formato presencial em 2022 em Santa Rita do Sapucaí

Hack-Town-2019_foto: Leonardo Vilela_EPTV
Festival está marcado para acontecer de 15 a 18 de setembro do ano que vem, com expectativa de receber 30 mil pessoas por dia

Publicado em 25/11/2021

A 7ª edição do HackTown, festival de inovação, tecnologia e criatividade de Santa Rita do Sapucaí (MG) já tem datas para acontecer em 2022. O evento está marcado para os dias 15, 16, 17 e 18 de setembro.

A expectativa da organização é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo evento todos os dias.

A nova edição marcará o retorno do festival para o modelo presencial, que precisou ser interrompido devido à pandemia da Covid-19. O último evento aconteceu em 2020 de forma virtual, devido às restrições sanitárias. A ideia agora é que o evento seja presencial, com algumas interações digitais.

“A gente quer preservar muito o lado presencial, os feromônios, mas a gente vai ter uma presença digital pré e pós-evento, então o festival vai durar 360 dias no universo digital e cinco dias no presencial”, disse Ralph Peticov, co-fundador do Festival.

A volta da realização do festival em formato presencial também é um resgate da essência do evento, que foi realizado pela primeira vez em fevereiro de 2016 e passou a ser anual a partir de setembro do mesmo ano.

“Com a pandemia, o digital acabou virando rotina. A gente não consegue mais separar muito o presencial do digital, as pessoas se acostumaram com isso. A experiência do Hacktown é presencial, a gente preza muito pelos encontros. Embora ainda tenha, a gente não quer reproduzir a mesma experiência do presencial no virtual, mas essas coisas vão acontecer de forma orgânica”, disse Camila Peticov, head de comunicação e relacionamento do Hacktown.

Festival de música agitou as noites do Hack Town em 2019 — Foto: Coletivo fotográfico Hack Town

Atrações e conteúdo

Em apenas quatro anos de realização, o HackTown pulou de 50 atrações apresentadas ao público em fevereiro de 2016 para 1 mil durante o último evento presencial realizado em setembro de 2019.

Nesse período, o festival foi palco de inovações, como o lançamento do 5G e a primeira Casa Google +.

Para 2022, a promessa é que o conteúdo apresentado durante o HackTown seja ainda maior, diverso e com protagonismo feminino. A meta para este ano é que 60% das atrações sejam de mulheres.

Projeção para o futuro

Outra preocupação do Hacktown em 2022 será fazer uma projeção de futuro para um período pós- pandemia. Uma inspiração será a Semana de Arte Moderna de 1922, que irá completar 100 anos e que também aconteceu em um período pós-pandêmico.

“Nós vamos focar nesse momento pós-pandemia, pensando no futuro, numa projeção de que futuro a gente quer, como a gente muda essa mentalidade para o futuro que vai vir. A gente viu essa similaridade (com a Semana de Arte Moderna de 22), que impactou a história do Brasil dali pra frente, e a gente não acha que ela é casual. A gente vai explorar muito essa ideia de que mentalidade a gente quer trazer para esse mundo daqui pra frente, depois das experiências que a gente viveu”, explicou Camila.

Por enquanto, os organizadores fazem mistério quanto a atrações e personalidades que estarão presentes na próxima edição do evento. Mas segundo eles, a programação só é fechada bem próximo da data, já que o Hacktown acompanha as mudanças do mundo.

“Eu não posso dizer exatamente o que vai ter porque a gente fecha o lineup bem próximo da data do evento, porque as coisas vão mudando. A gente não sabe o que vai acontecer daqui a seis meses. Quem diria que em 2019, a gente fez o festival em setembro e em março (de 2020) o mundo ia parar? A gente tem que entender que o mundo é muito volátil hoje, as coisas são muito rápidas”, disse Ralph.

O que os organizadores não escondem é que o público presente terá acesso a muita informação de temas como medicina, alimentação, parentalidade, ciência, educação, oficinas e muita arte e música.

Casa 5G foi uma das atrações do Hack Town em 2019 — Foto: Régis Melo

Festival será maior

A edição 2022 do Hacktown promete ser a maior desde a concepção do evento há 5 anos. A expectativa é que Santa Rita do Sapucaí, que tem hoje cerca de 44 mil habitantes, receba 30 mil pessoas por dia durante o festival.

No próximo ano, o HackTown continua com suas atrações divididas no Inatel, na ETE FMC e na praça, mas também ganhará duas novas áreas, com o camping e o Espaço Rokambole, que será uma área com palco para shows, com capacidade para 20 mil pessoas. Essa mesma área ainda terá uma pista de skate e uma galeria de arte.

As atrações musicais, que ainda não foram divulgadas, estão sendo selecionadas baseado em diversidade, priorizando encontros diferenciados. A intenção é que um dos dias seja dedicado apenas para atrações femininas e seus convidados.

“O festival está muito focado em integrar não só a sustentabilidade em relação ao verde, mas a integração com a cidade. A gente tem uma cidade como palco, que recebe o nosso evento, tem todo um olhar pra gente crescer junto com a cidade, e a cidade junto com a gente em uma integração, isso é uma coisa que a gente está querendo fortalecer mais nessa próxima edição”, completou Camila.

Fonte: Assessoria

Mais: Hacktown no Congresso MICE 2021

Relacionados

Rio de Janeiro recebe rodada de negócios, supera expectativas e movimenta o mercado MICE

ABEOC, juntamente com outras entidades, celebra a retomada estudo econômico do setor de eventos

Campus Party Brasil 2024 divulga palestrantes confirmados

BeFly investe no cenário de entretenimento de Belo Horizonte e assume naming rights de Arena Hall e Minascentro