Página Principal Revista EBS

Utilizando tecnologia para medir ativações de patrocinadores

ativações de patrocinadores
Pressfoto/Freepik.com
Conheça algumas ferramentas que auxiliam no feedback de ações em eventos

Conseguir patrocínio para um evento pode não ser uma tarefa fácil. Porém, mesmo depois de transpor essa etapa, o trabalho está apenas começando. Isso porque é preciso trabalhar para entregar o que foi prometido e, assim, conquistar os patrocinadores para próximas edições do evento. Nesse caso, podemos utilizar a tecnologia para medir ativações de patrocinadores.

Para começar, é preciso ter em mente os objetivos dos patrocinadores para, só então, escolher a melhor tecnologia de rastreamento as metas definidas – como engajamento, tráfego, compras, entre outros.

Entre as principais opções está a identificação por radiofrequência, capaz de coletar informações importantes de uma forma eficaz e rápida, muito superior às técnicas tradicionais. A tecnologia está presente principalmente em crachás e pulseiras, e figura entre as tendências tecnológicas para eventos em 2018, como já publicamos aqui.

Outra ótima opção são os aplicativos personalizados, que oferecem dados sobre seu evento e outras informações de interesse aos anunciantes e para o próprio público. O app é capaz de envolver as pessoas e, consequentemente, captar mais dados que servirão de material para os patrocinadores. Esse artifício é uma boa opção para eventos de diversos tipos e portes. Além disso, várias ferramentas oferecem suporte para a criação de um app, sem necessitar a contratação de uma empresa especializada e extrapolar o orçamento.

O retorno das ativações de patrocínio também pode ser mensurado através das redes sociais, através de postagens, compartilhamentos e conteúdos por colaboradores, por exemplo. O envolvimento no ambiente digital é algo essencial, pois fornece dados concisos sobre as pessoas, além de dados estratégicos de mensagens e tipos de postagens que oferecem um impacto maior sobre o público.

Invista em pesquisas

Outra maneira direta de conseguir mensurar o sucesso de um patrocínio é a realização de pesquisas. Elabore algumas perguntas para os participantes, como suas experiências e impressões, a fim de conseguir um feedback completo. Seja objetivo e direto para conseguir os melhores resultados.

Diversas ferramentas possibilitam pesquisas online, facilitando processos como contagem e armazenamento de dados. Por mais que existam modelos prontos, é importante criar questões próprias e direcionadas, que tragam resultados de valor na hora de medir ativações de patrocinadores.

Relacionados

Campus Party Brasil 2024 divulga palestrantes confirmados

APAS anuncia doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS

Estética in Rio: a vanguarda da beleza e estética profissional traz a IA para sua programação

UBRAFE celebra a inclusão das Feiras de Negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da cidade de São Paulo