Página Principal Revista EBS

Utilizando tecnologia para medir ativações de patrocinadores

ativações de patrocinadores
Pressfoto/Freepik.com
Conheça algumas ferramentas que auxiliam no feedback de ações em eventos

Conseguir patrocínio para um evento pode não ser uma tarefa fácil. Porém, mesmo depois de transpor essa etapa, o trabalho está apenas começando. Isso porque é preciso trabalhar para entregar o que foi prometido e, assim, conquistar os patrocinadores para próximas edições do evento. Nesse caso, podemos utilizar a tecnologia para medir ativações de patrocinadores.

Para começar, é preciso ter em mente os objetivos dos patrocinadores para, só então, escolher a melhor tecnologia de rastreamento as metas definidas – como engajamento, tráfego, compras, entre outros.

Entre as principais opções está a identificação por radiofrequência, capaz de coletar informações importantes de uma forma eficaz e rápida, muito superior às técnicas tradicionais. A tecnologia está presente principalmente em crachás e pulseiras, e figura entre as tendências tecnológicas para eventos em 2018, como já publicamos aqui.

Outra ótima opção são os aplicativos personalizados, que oferecem dados sobre seu evento e outras informações de interesse aos anunciantes e para o próprio público. O app é capaz de envolver as pessoas e, consequentemente, captar mais dados que servirão de material para os patrocinadores. Esse artifício é uma boa opção para eventos de diversos tipos e portes. Além disso, várias ferramentas oferecem suporte para a criação de um app, sem necessitar a contratação de uma empresa especializada e extrapolar o orçamento.

O retorno das ativações de patrocínio também pode ser mensurado através das redes sociais, através de postagens, compartilhamentos e conteúdos por colaboradores, por exemplo. O envolvimento no ambiente digital é algo essencial, pois fornece dados concisos sobre as pessoas, além de dados estratégicos de mensagens e tipos de postagens que oferecem um impacto maior sobre o público.

Invista em pesquisas

Outra maneira direta de conseguir mensurar o sucesso de um patrocínio é a realização de pesquisas. Elabore algumas perguntas para os participantes, como suas experiências e impressões, a fim de conseguir um feedback completo. Seja objetivo e direto para conseguir os melhores resultados.

Diversas ferramentas possibilitam pesquisas online, facilitando processos como contagem e armazenamento de dados. Por mais que existam modelos prontos, é importante criar questões próprias e direcionadas, que tragam resultados de valor na hora de medir ativações de patrocinadores.

Relacionados

EXPO RETOMADA convoca participantes para retestagem de covid

Prefeitura cancela Oktoberfest Blumenau 2021

EXPO RETOMADA reafirma protocolos para retorno seguro dos eventos de negócios

EXPO RETOMADA recebe mais de 800 visitantes testados em Santos

HSM Expo aposta em formato híbrido

ABCasa Fair volta ao calendário de eventos da capital paulista

Tendências para os Eventos 4.0

ABEOC Brasil tem parceria com Câmara Nacional de Arbitragem de Eventos e Turismo