Página Principal Revista EBS

Marina Pechlivanis lança continuação do best-seller Gestão de Encantamento

Divulgação: Assessoria
Especialista apresenta dicas, fundamentos e exemplos práticos para gerar relacionamentos mais produtivos e negócios mais efetivos

O que faz as pessoas prestarem atenção e abrirem mentes e corações para uma nova informação, um novo produto ou um novo serviço? Às vezes, é algo simples, de baixo investimento, porém de altíssimo valor como um sorriso, uma frase motivadora, um ato gentil. É exatamente aí, nos pequenos encantos, que as ações de vendas podem ficar mais grandiosas”, reflete Marina Pechlivanis, publicitária, professora e mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Pechlivanis acaba de lançar “Gestão de Encantamento 2: como a mágica acontece” (Editora Reflexão Business, 2019), continuação do best-seller “Gestão de Encantamento: dicas mágicas”, lançado em 2018.

A obra do encantamento

Na obra, a especialista apresenta cases sobre como as empresas podem planejar ações para gerar memórias inesquecíveis que acessam o “universo particular” dos seus clientes. “Tudo o que toca as pessoas, suas ideias e suas memórias, tem mais chances de ser lembrado. O que é lembrado pode ser valorizado. E o que é valorizado pode ser consumido, compartilhado, multiplicado”, destaca Pechlivanis, que também é sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, empresa de comunicação criada em 1999.

E ainda ensina “Existe um ciclo de encantamento com etapas claras que funciona como uma ‘matriz de excelência’. Eis a fórmula das fórmulas: para encantar, é preciso planejar, claro, mas não pode ter medo de experimentar. Depois de feito, analisar bem a situação e entender o que deu certo, o que deu errado, o que poderia ser melhor. Ajustar a estratégia e, sem perder tempo, replanejar. Então, novamente, repete-se todas as etapas, aprimorando a performance a cada vez”,

Marina Pechlivanis – Foto: Assessoria

Não só mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ela é também professora de cursos de pós-graduação em temas como Brand Equity, Marketing Holístico e Tópicos Emergentes.

E traz em sua obra os fundamentos da Gestão de Encantamento como processo multidimensional, holístico, e que revigora relações de troca no mercado nas mais diversas áreas.

Também compartilha cases eficientes de mercado em que a Gestão de Encantamento foi fundamental para alcançar resultados positivos em vendas, awareness e mudança de mindset, avaliando ainda as métricas mais eficientes para a aferição de resultados.

Dicas sobre como fidelizar clientes a partir de memórias inesquecíveis

“Olhar para isso tudo e perceber que quem pode fazer alguma diferença somos nós mesmos foi o meu estímulo para estudar onde a mágica acontece e criar soluções positivas e produtivas nas nossas interações pessoais, com amigos, família e no mundo dos negócios”, conta.

Com a vivência de quem está no mercado há mais de 25 anos, já atendeu empresas dos mais diversos segmentos em projetos de estratégia de comunicação, Marina Pechlivanis percebeu uma crescente falta de solidez nas relações entre pessoas e marcas.

Relações desgastadas, desmotivadas e até desrespeitosas, que interferem na forma como as marcas e seus representantes são percebidos, afetando as vendas, as negociações, o retorno sobre investimento e as perspectivas de crescimento.

“Em tempos de visão de equilíbrio nas relações humanas, com tantas soluções holísticas para as pessoas se entenderem melhor consigo mesmas e com o mundo, não existe nada mais ultrapassado que condutas tóxicas como intolerância, arrogância, hipocrisia, grosseria, prepotência, entre outras ‘desvirtudes’, altamente nocivas, para a criação de um ambiente saudável para a geração de bons vínculos e de bons negócios”, pontua. “Encantar é difícil. Mas desencantar é fácil: basta uma desconexão, umazinha, para a mágica inteira desandar”, afirma.

Estudo sobre o encantamento

Em um cenário econômico de alta competitividade e crescimento econômico instável, investir na capacitação de equipes para gerar diferenciação tem se tornado questão de sobrevivência para muitas empresas.

“Se a equipe está feliz e gosta do que faz, por exemplo, o cliente vai perceber isso. Se tivermos uma equipe encantada, a consequência disso é o encantamento do cliente. O encantamento vai acontecer quase como um passe de mágica das nossas pessoas e para as pessoas que querem tomar um café, receber um sorriso, provar uma degustação, conhecer um pouco deste mundo em nossas lojas”, afirma o fundador da Biscoitê, Raul Matos, que aplica Gestão de Encantamento na prática. Seus colaboradores, por exemplo, são chamados de “encantadores”.

“Existe todo um planejamento para o encantamento, com técnicas que podem ser aprendidas e incorporadas no dia a dia. A demanda por empresas buscando este tipo de solução atualmente é grande, e quem aplica percebe a diferença”, diz Pechlivanis.

Quer aprimorar no encantamento?

Curso de Férias ESPM – Uma marca é sempre percebida por aquilo que oferece em todas as plataformas de comunicação: do olho no olho, ao “face to face”. Ela sempre é lembrada por aquilo que surpreende. O que o seu negócio está oferecendo? Que imagem a sua empresa está passando para o mercado? De que forma ela está encantando e se fazendo lembrada?

Com o objetivo de apresentar os fundamentos da Gestão de Encantamento como um processo multidimensional e holístico, compartilhando cases eficientes de mercado em que a ciência foi fundamental para a conquista de resultados positivos, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) realiza de 20 a 23 de janeiro de 2020, o curso de férias “Gestão de Encantamento: Dicas Mágicas Para Surpreender na Vida e nos Negócios.”

Com carga-horária de 12h, as aulas serão ministradas por Marina Pechlivanis no campus ESPM-Tech, situado na Zona Sul de São Paulo, das 19h30 às 22h30. Inscritos até o dia 13 de dezembro contarão com valores promocionais exclusivos. Inscreva-se agora mesmo:

Marina Pechlivanis – Sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, empresa criada em 1999 e hoje especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa, com metodologias proprietárias de autoconhecimento, percepção, relações de troca, gifting, encantamento e excelência. Saiba mais.

Pechlivanis esteve no palco do Congresso MICE Brasil em 2019, abordando o tema “Gestão de encantamento: dicas mágicas para surpreender no universo MICE”.
Discutir, na atualidade, como encantar no universo MICE. Em um mundo com tantas possibilidades tecnológicas e tanto conhecimento acumulado, como oferecer aos públicos de interesse algo que possa surpreender positivamente, gerar boas memórias, encantar?

Assista a sua apresentação no mais importante evento do segmento MICE no país.

Sobre a autora de Gestão de Encantamento 2

Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, professora de pós-graduação em temas como Brand Equity, Marketing Holístico e Tópicos Emergentes, Pechlivanis é autora dos livros “Gestão de Encantamento 2: como a mágica acontece” (2019), “Gestão de Encantamento: dicas mágicas” (2018), “Economia das Dádivas: o novo milagre econômico” (2016) e “Gifting” (2009), entre outros 20 títulos. Compartilha seu repertório em artigos, aulas e palestras.

Livro “Gestão de Encantamento 2: como a mágica acontece”
Editora: Reflexão Business (2019).
Investimento: R$ 45,90.

Curso de Férias ESPM “Gestão de Encantamento: Dicas Mágicas Para Surpreender na Vida e nos Negócios”
Datas: 20, 21, 22 e 23 de janeiro de 2020 (segunda à quinta-feira).
Horários: 19h30 às 22h30.
Local: ESPM-Tech: R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo – São Paulo.
Investimento: R$ 999,00 (R$ 899,10 até 13 de dezembro de 2019)

Informações e Inscrições

Relacionados

Você conhece ROI e ROX?

Transporte subterrâneo do Las Vegas Convention Center está 50% concluído

IMA chega ao Brasil para capacitar mercado de Incentivos

Juntos por um mercado melhor