Página Principal Revista EBS

Eventos: R$ 90 bilhões em prejuízo pela pandemia

prejuízo-eventos-pandemia
Foto: Freepik
Transferidos ou adiados devido a pandemia muitos eventos

Publicado em 03/08/2020

O setor de eventos estima prejuízo de R$ 90 bilhões com a pandemia de coronavírus. Mais de 300 mil eventos foram cancelados ou transferidos diante da preocupação com o potencial de transmissão de aglomerações de pessoas.

De acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, 580 mil empregos diretos foram perdidos. O presidente da Abrape, Doreni Caramori Júnior, afirma que alguns tipos de eventos têm atividades semelhantes a setores que já retornaram.

Fonte: Jovem Pan News

O São Paulo Expo, o maior espaço de eventos do Brasil, costumava receber cerca de 120 eventos por ano. Desde a segunda quinzena de marços, os 110 mil metros quadrados estão vazios. Com os meses de paralisação, a GL Events, empresa que administra o local, calcula prejuízo de 60% no faturamento. A organização de um evento do tamanho dos que são realizados no São Paulo Expo leva cerca de um ano. O diretor de Desenvolvimento de Negócios da GL, Rodolfo Andrade, aguarda apenas o aval do poder público para a retomada das atividades.

A Diverti, responsável por festivais e camarotes, viu a receita zerar imediatamente. A empresa enxergava o carnaval como o recomeço, e agora calcula que só deve retomar as atividades no segundo semestre do ano que vem. Para ganhar fôlego durante o isolamento, a empresa entrou no mundo das lives. O dono da Diverti, Gui Marconi, não vê no formato o futuro dos festivais, mas acredita em um modelo integrado.

Até o momento, os principais eventos cancelados no país devido à pandemia foram o GP Brasil de Fórmula 1, a Parada LGBT, a Marcha Para Jesus, o Carnaval e festas tradicionais de Réveillon, como, por exemplo, a da Avenida Paulista.

Fonte: Jovem Pan

Relacionados

ABEOC Brasil participa de Workshop de Futuros dos Eventos no Nordeste

Fortaleza será sede do 42º Congresso COCAL em 2026

“Capital dos grandes eventos”, SP mira impacto bilionário no turismo e vai ao México em busca de investidores

Juan Pablo De Vera e Toninho Izidoro tomam posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo