Página Principal Revista EBS

Investimentos no setor de eventos e turismo é tema de encontro em Fortaleza

Foto: Divulgação/Assessoria
A união de forças com o objetivo de fortalecimento do apoio às pautas do setor de eventos e turismo marcou o encontro no Ceará

Publicado em 01/07/2024

Investimentos no setor de eventos e turismo é tema de encontro com o deputado José Guimarães em Fortaleza

A união de forças com o objetivo de fortalecimento do apoio às pautas do setor de eventos e turismo marcou o café da manhã, realizado na manhã desta sexta-feira (28), no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, com representantes de organizações e associações voltadas para a área, com o deputado federal e líder do governo federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT).

O deputado José Guimarães falou sobre o desafio para evitar a extinção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). “Quando fui incumbido de ser relator da Medida Provisória 1147/22, eu nunca havia tido inserção nessa área. Mas fizemos um acordo que marcou um momento importante de reconhecimento para o que vocês, profissionais do turismo e eventos, representam nesse momento de retomada da economia. São setores que, junto com a cultura, não vou abrir mão de defender e fazer o que estiver ao meu alcance junto ao Governo Federal. Levo daqui as reivindicações e uma das nossas prioridades é resolver o problema da malha aérea do Brasil”, disse.

A Medida Provisória (MP) 1147/22 zera as alíquotas do PIS e da Cofins sobre as receitas obtidas pelas empresas de transporte aéreo regular de passageiros no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026 e altera as regras do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O encontro, realizado no Hotel Gran Marquise, foi uma recepção após a sanção pelo Governo Federal do Projeto de Lei 1026/2024, também de autoria do deputado José Guimarães, que estabelece ao Perse um teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais do setor, entre abril de 2024 e dezembro de 2026.

Enid Câmara, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), representando o setor de eventos, enalteceu a ação integrada para garantir o crescimento do setor. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje após vivenciar o momento em que o presidente Lula sancionou o novo Perse, com articulação do deputado Guimarães. Aqui estão entidades que representam o G20, pois, falar do setor de eventos e turismo é falar de um grande ecossistema que gera empregos e congrega cadeias produtivas, não é apenas falar de uma só entidade. Temos que destacar todas as lideranças que estiveram em Brasília para ser um braço para que o nosso segmento fosse contemplado”.

Se pronunciando em nome do setor de turismo, o presidente do Conselho de Administração do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), representando também a Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), Murilo Pascoal ressaltou que se trata de um momento para agradecer pela realizações direcionadas ao setor. “A importância dos atos em Brasília tem sido fundamental, pois o turismo gera mais de oito milhões de empregos no Brasil. Olhamos para a indústria, a tecnologia, o avanço da automação e da Inteligência Artificial, nos preocupa a redução de geração de empregos. O turismo sempre vai precisar de garçom, de camareira, das pessoas que atuam no setor de eventos. O Perse foi fundamental para a sobrevivência no setor”.

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara, colocou a instituição inteiramente à disposição dos parceiros da área de eventos, turismo e entretenimento. “O nosso objetivo é desenvolver a região em todas as áreas. Esses que geram emprego e renda são garantia de procura incansável para a nossa região. Toda essa união de conjunta tem a capacidade de ajudar a sociedade em geral. Parabéns a todos pelo exemplo de recuperação, pois em 2023 subimos um degrau, em 2024 daremos outro e tenho certeza que vamos avançar nesse caminho de êxitos”.

Participaram também do evento a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; a vice presidente da Unedestinos, Ivana Bezerra de Menezes Rangel; o diretor superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; o presidente da Câmara Setoria de Turismo e Eventos, Régis Medeiros, e o secretário-geral, Alberto Augusto de Lima Neto; a presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos), Maristela Pavan; a ex-secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, entre outros.

Tags:

Relacionados

ABEOC Brasil lança Jornada de Líderes – programa de gestão exclusivo

Vitória da mobilização – 305 adesões de parlamentares em favor do PERSE

ABEOC Brasil leva delegação para defesa do Perse em Brasília

ABEOC-SC anuncia nova diretoria com presidente e vice de Balneário Camboriú