Página Principal Revista EBS

Norma promoverá gestão sustentável em hotéis

Imagem ilustrativa
A norma servirá como uma eficiente ferramenta de gestão e melhorar a experiência do turista

Se por um lado as empresas estão buscando soluções sustentáveis para o seu negócio, por outro, o consumidor/viajante, em especial o que viaja a negócios, está cada vez mais exigente: aumenta a cada dia o número de viajantes conscientes que optam por produtos e serviços que garantem a sustentabilidade.

Visando o especificar boas práticas por meio de normatização a ser seguida, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR ISO 21401:2020 – Turismo e serviços relacionados – Sistema de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem – Requisitos, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB -054).

O documento especifica os requisitos ambientais, sociais e econômicos para implementar um sistema de gestão de sustentabilidade em meios de hospedagem do setor de turismo e teve como base a norma ISO 21401 Tourism and related services — Sustainability management system for accommodation establishments – Requirements, que promove uma agenda de sustentabilidade e aborda questões como direitos humanos, saúde e segurança, proteção ambiental e desenvolvimento da economia local. A norma ABNT que acaba de ser aprovada unifica mundialmente as recomendações para gestão de sustentabilidade nos meios de hospedagem.

A norma servirá como uma eficiente ferramenta de gestão. O hotel poderá usar os resultados para melhorar a experiência do turista e a imagem perante o público. Nesse sentido, dará mais visibilidade não só ao seu empreendimento, mas também ao destino onde está localizado. O atendimento aos requisitos da norma possibilitará ao estabelecimento gerenciar os impactos gerados, implementando ações que minimizem os negativos e potencializem os positivos.

Leia também:

Eventos Sustentáveis: melhores práticas para o mercado

Consumidor brasileiro deseja experiências mais relevantes e personalizadas

Sustainable Brands Rio

Relacionados

Estudo sobre Remuneração, Benefícios e Práticas de Gestão no Live Marketing

Decreto autoriza a realização de eventos em Centros de Convenções e Hotéis no Rio de Janeiro

Normal? Que normal?

Eventos pós-pandemia: hotéis e resorts se prepararam para a retomada

MGM Resorts anuncia reaberturas em Las Vegas

Preparando a retomada

Dados de ocupação e disponibilidade hoteleira

Agência cria ações para valorizar capital humano