Página Principal Revista EBS

Turismo de negócios no Brasil tem alta de 9,5% em 2019

(Foto: Pixabay)
O resultado geral do ano de 2019, em relação a 2018, medido pela tradicional pesquisa de vendas assinada pela Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – confirma e até supera as expectativas

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios no Brasil fechou o ano de 2019 com resultados positivos. Os dados da associação destacam que o segmento cresceu 9,5%, ao comparar com o ano anterior.

Foram mais de R$ 11,3 bilhões arrecadados com a venda de produtos e serviços a turistas do ramo, ante os R$ 10,4 bilhões registrados em 2018. A pesquisa ainda denota que o bom resultado contabilizado em 2019 é resultado, em boa parte, à performance positiva do aéreo (14%) e da hotelaria (21%) nacionais. Juntos, representaram mais de R$ 6.9 bilhões do valor monetário apurado. “O ano começa com a economia brasileira sinalizando dados positivos, a partir dos quais estimamos crescer de 10% a 11%”, prevê o presidente da Abracorp, Gervasio Tanabe.

Em relação ao market share do comparativo geral das vendas do ano de 2019, o segmento Aéreo Nacional representou 40,8% do total. Seguiram Aéreo Internacional (24,7%); Hotelaria Nacional (19,8%); Hotelaria Internacional (4,6%); e Locação Nacional (1,4%). Somados, alcançam 91,2% do total. Os 8,8% restantes estão pulverizados em 11 segmentos.

O Ministério do Turismo (MTuris) divulgou que a receita gerada por visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil a negócios é 33,4% maior do que para viagens a lazer. “Em um ano em que o Turismo teve um de seus melhores desempenhos, o setor de negócios não poderia registrar índices diferentes. Isso nos mostra que o nosso trabalho está dando certo e nos fortalece para continuar fazendo mais por este segmento e pelos demais que fortalecem o Brasil”, afirma no site oficial do MTuris o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Mais informações: https://www.abracorp.org.br/bi

Relacionados

#VEMPRABH promove o turismo de BH

Conselho Mundial de Viagens e Turismo considera Blumenau um destino seguro

Aviesp Expo 2021: evento presencial acontece em 1 e 2 de setembro

Palestras WTM Latin America 2019 - Foto: Divulgação/WTM Latin America

WTM Latin America 2021 apresentará edição totalmente virtual em agosto

Sanção presidencial do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – PERSE

ABAV detalha ações para a retomada

Impactos da pandemia nas viagens corporativas: balanço e perspectivas

WTM Latin America 2021 anuncia nova data