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Marketing de incentivo: como motivar sua equipe?

Imagem: mohamed_hassan/ Pixabay
Saiba como motivar sua equipe de colaboradores por meio do Marketing de incentivo

Desde os primórdios das relações trabalhistas, a necessidade de motivar a equipe faz com que seus empregadores e gestores estejam sempre buscando novas estratégias.

O marketing de incentivo é uma ferramenta eficaz, que está em constante evolução. Ainda mais por ser algo personalizado entre empresa e funcionário.

Pesquisa da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) destaca que 96% das empresas consideram importante as campanhas de incentivos e 87% associam a felicidade de seus funcionários às premiações. O marketing de incentivo então passou a ser uma estratégia duradoura e 68% das empresas brasileiras já o adotam.

Mas o que é marketing de incentivo?

Marketing de incentivo é direcionado ao público interno de uma empresa, e tem como objetivo aumentar a força de venda da equipe, ou seja, fazê-la atuar em alta performance. Nada mais é que uma união de ideias, estratégias que tem por finalidade conservar a sua equipe de colaboradores empenhada na execução do trabalho e ir além.

As campanhas de incentivo vêm se tornando programas mais amplos e abrangentes, considerando não apenas a performance do participante como, também, de todo o relacionamento do colaborador com a empresa. Em alguns casos, existe até o envolvimento da família do participante/ colaborador.

Qual a importância do marketing de incentivo?

Profissionais motivados produzem mais e melhor, pois a pretensão e a vontade de conquistar algo estimulam o empenho para alcançar a conquista. A produção motivada e engajada, irá, por consequência, gerar resultados para a empresa como um todo.

Por conseguinte, as empresas se destacam em relação aos concorrentes, alcançam um melhor desempenho e ganham mercado. É uma forma eficiente de engajar os colaboradores e públicos de interesse para alcançar seus objetivos comerciais.

Então é só “premiar” o colaborador? Não!

A campanha de incentivo não visa apenas em premiar seus funcionários. A tática pode ser utilizada para qualquer situação empresarial que exija soluções disruptivas.

Nesse caso, o incentivo não é apenas uma entrega de prêmios. Quando há profissionais capacitados, empenhados e que sentem prazer em se dedicar a conquistar algo em prol da empresa, a tendência é que as vendas aumentem, de forma natural.

Campanha: Aposte nos 3 Pilates do incentivo

Uma campanha de incentivo assertiva é sustentada por três pilares: motivação, recompensa e reconhecimento.

Lembrando que a campanha deve motivar os colaboradores, por isso é preciso estabelecer metas, prazos e premiações reais. Nada de planos mirabolantes ou metas impossíveis de serem alcançadas em um tempo mínimo, caso contrário a frustração não será de um indivíduo e sim de toda a equipe.

Após a definir o planejamento, o próximo passo é a divulgação da campanha para toda a empresa. Enquanto a campanha estiver vigorando busque manter os colaboradores engajados por meio de feedbacks que estimulem a produtividade.

Ao final, não se limite a uma simples entrega de prêmios. Afinal, a grande diferença entre o marketing de incentivo e os programas de fidelidades, está no reconhecimento do trabalho que não pode ser visto apenas como troca de serviço por prêmio.

Incentivos e definição de premiações

Existem empresas especializadas em programas de incentivo. Agências de viagem e de marketing oferecem diversas opções, como viagens ou vouchers para os restaurantes.

Porém, para que o programa de incentivos seja de fato relevante para os colaboradores, todavia, é preciso avaliar quais são suas necessidades e anseios por meio de uma pesquisa interna, por exemplo.

De nada adianta oferecer jantares ou viagens como premiações, se os funcionários buscam por aprimoramento profissional, certo?

Seis dicas de premiações que mais atraem

DICA #1 – Eletrônicos

Ter o smartphone mais desejado do momento, uma televisão smart, tablets, entre outros eletrônicos, é algo que agrada a praticamente todas as pessoas que são fãs de tecnologia.

DICA #2 – Viagens

As viagens de incentivos além de serem excelentes premiações, também produzem outros efeitos positivos em seus ganhadores. As experiências vividas de lazer ou de aprendizado benefícios para o bem-estar do colaborador

DICA #3 – Novas experiências

Elas podem tanto ser radicais quanto relacionadas ao luxo ou status, como saltos de paraquedas, bungee jumping, mergulho, rapel. Podem ser passeios, como voo panorâmico, de helicóptero ou de navio. Em relação a status, a empresa pode propiciar condições para que o funcionário possa dirigir um veículo de luxo, ter um dia de beleza e relaxamento em um spa, entre muitas outras opções.

DICA #4 – Cursos para desenvolvimento profissional

A qualificação profissional também é algo que muitos buscam, porém, a maioria das vezes acabam deixando de lado por falta de dinheiro para investir em educação.

DICA #5 – Cortesias em opções de lazer

Ingressos para shows, jogos, voucher para restaurantes etc.

DICA #6 – Vale-presente

O vale-presente pode ser emitido em qualquer valor. Assim, a empresa pode adquirir o vale em uma loja física ou virtual e poderá presentear os colaboradores com uma quantia “x” de reais para que sejam realizadas compras.

Passeios radicais, como o mergulho, estão entre as dicas de prêmio de incentivo aos colaboradores (Imagem: Pixabay)

Leia também:

Humanizando o mercado: o valor de um colaborador inspirado

Turismo de experiência

A Era do Marketing de Experiência

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