Página Principal Revista EBS

Pedras que rolam não criam musgo

Ter dúvidas é caminhar na contramão do comodismo

Publicado em 24/09/2020

“Desconfie de quem não tem dúvidas”. Essa foi uma das provocações do filósofo e professor Mário Sérgio Cortella no encerramento do 1º. dia do Fórum E-Commerce Brasil 2016, em São Paulo.

Para uma platéia de mais de duas mil pessoas (o evento em todos seus auditórios e espaços reúne quase 10 mil participantes, sendo o maior da América Latina no segmento), o paranaense de Londrina instigou os participantes a identificar quais são aqueles valores que devem permanecer e que são a “alma” de qualquer empreendimento e quais são os aspectos que precisam ser constantemente atualizados, em permanente mudança.

“Vocês sabem o que faz dos Rolling Stones a maior banda de todos os tempos? Eles ainda têm dúvidas. E não se acomodam. Mick Jagger com sua boca indecente e Keith Richards desafiando todas as leis da medicina poderiam estar curtindo sua aposentadoria. Mas com mais de 70 anos decidiram fazer mais um álbum a ser gravado em uma turnê mundial que começou em 2013 – e chegou ao Brasil esse ano, já no seu final”.

Ainda em 2012, quando decidiram pela turnê,  se reuniram para um mês de ensaios diários. Por que eles ensaiaram se tem mais de 50 anos de entrosamento?

“Porque tinham dúvidas se estavam prontos para enfrentar esse novo desafio”.  Quem não tem dúvida, fica coberto de limo, de lodo, de musgo. E pedras que rolam não criam limo.

Cortella defendeu a visão de que a velhice não tem idade. “Existem velhos de 15, de 20, de 40 e de 50 anos. Pessoas cheias de certezas, que tem respostas prontas para todas as questões e ficam apegadas à mesma praça, ao mesmo banco, às mesmas flores, ao mesmo jardim”.

Quem participa de eventos como o Fórum, a meta é atualizar-se. Nesse sentido, é preciso estar aberto às novas oportunidades de fazer negócio – mas não qualquer negócio a qualquer preço. Mais do que nunca é preciso não confundir ambição (desejo de querer mais e melhor) com ganância (fazemos qualquer negócio)

Marcelo Pimenta participou do Fórum E-Commerce Brasil à convite da organização.

Acesse vídeos, podcasts e outros artigos

Autor(a)

Marcelo Pimenta

Marcelo Pimenta

Unindo as competências de comunicador, professor e empresário, é um dos pioneiros da Internet no Brasil, com 20 anos de experiência como empreendedor digital.Professor da ESPM/SP, responsável pelas disciplinas de Gestão da Inovação e Design Thinking, onde é reconhecido pela criatividade em sala de aula, sempre criando novas formas de aprender e ensinar.

Relacionados

20 tendências para inovação nos negócios pós-coronavírus

Ideias para inovar na pandemia: o futuro já começou

O perfil do profissional no pós-coronavírus

Ikigai: É possível encontrar oportunidade em meio ao caos?

EAD obrigatório: a pandemia revolucionará métodos?

Superar a crise: Encontre oportunidades nas adversidades

ESPM oferece cursos gratuitos