Página Principal Revista EBS

Em Barcelona, show teste para 5.000: não há sinal de contágio de Covid-19

Foto: Assessoria/Divulgação
Em marco, 5 mil pessoas participaram do show em Barcelona para testar os eventos pós-pandemia

Publicado em 27/04/2021

Segundo os organizadores do show teste, realizado com 5 mil pessoas, em Barcelona (Espanha) não há nenhum sinal de contágio de Covid-19 após o evento.

O show foi realizado em 27 de março, e fez parte de um teste clínico que busca formas seguras de promover eventos no cenário pós-pandemia.

Os espectadores, que não precisaram respeitar o distanciamento físico, mas utilizaram máscara PFF2, foram submetidos a testes PCR duas semanas depois e “não há nenhum sinal que sugira que aconteceu uma transmissão dentro do evento”, anunciou Josep Maria Llibre, médico do hospital catalão Germans Trias i Pujol.

De acordo com o médico, foram registrados apenas seis casos positivos, 15 dias depois do show, e os organizadores têm certeza de que “em quatro casos a transmissão não aconteceu durante o evento”.

“Com ventilação otimizada, triagem de antígenos e uso de máscara, pode-se garantir um espaço seguro”, disse o Pujol.

Em relação aos outros dois casos, há uma “porcentagem altíssima” de que não tenham se infectado no dia do show, afirmou à AFP o infectologista Boris Revollo.

“Pode-se dizer que não houve uma ‘supertransmissão’ durante o evento. Foi comprovado que é possível criar eventos seguros para evitar a transmissão do coronavírus”, explicou Revollo.

A mesma equipe organizou em dezembro um teste piloto deste protocolo em uma casa de espetáculos de Barcelona, com 500 participantes previamente testados para covid. Depois de vários dias, nenhum foi diagnosticado positivo.

O show de Barcelona foi uma das poucas iniciativas do tipo organizadas na Europa. Outro espetáculo similar aconteceu em março na Holanda, com 1.300 pessoas.

Público testado

Os testes usados foram de antígenos – que, assim como o teste PCR, identificam o coronavírus diretamente, porque detectam proteínas específicas que o vírus produz e que aparecem na superfície dele.

Diferente do PCR, entretanto, que pode levar horas até apresentar os resultados – porque precisam ser levados a um laboratório e analisados –, os testes de antígenos não precisam de laboratório.

Os exames foram feitos em três lugares de Barcelona por 80 enfermeiras, todas usando equipamento de proteção individual completo. Cerca de 10 a 15 minutos depois, os participantes recebiam os resultados em um aplicativo no celular. O teste e a máscara foram incluídos no preço do ingresso.

Por volta de meio-dia, 3 das 2,4 mil pessoas já examinadas tinham recebido um resultado positivo para Covid, e uma havia tido contato com um caso positivo. Elas não puderam comparecer ao show e receberam a garantia de um reembolso.

Fonte: G1

Relacionados

AMPRO divulga line-up do 5º Congresso Brasileiro de Live Marketing

Alagev dá início à Jornada Virtual pré-LACTE com cerca de 180 participantes

Aceleração da transformação e ESG no Congresso Brasileiro de Live Marketing

Como ser pequeno e médio empresário no Brasil no pós-pandemia

Centro de Convenções Rebouças é palco da ABSOLAR, evento que debate os avanços da energia solar

AMPRO adere a movimento do setor de eventos contra o veto 19/2021

Linha de crédito de R$ 408 milhões para o setor de eventos de cultura e entretenimento

Marcando a retomada dos grandes eventos, São Paulo sedia o 5º FAM Festival – Food, Art & Music