Página Principal Revista EBS

Maior feira de soluções para saúde do mundo realiza primeira edição presencial no Brasil

Expo Center Norte receberá MFB 2022 - Fonte: Assessoria
A Medical Fair Brasil acontece de 3 a 6 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo mais de 200 expositores e mais de 170 horas de conteúdos e palestras profissionais

Publicado em 29/04/2022

A expectativa é alta para a primeira edição presencial da Medical Fair Brasil (MFB), que acontece de 3 a 6 de maio, no Expo Center Norte, na capital de São Paulo. E não é por menos.

A Feira Internacional de Artigos e Equipamentos Médicos, Hospitalares, de Laboratório e Reabilitação é a edição brasileira da MEDICA, a maior feira de soluções para saúde do mundo, realizada há 50 anos na Alemanha.

Mais de 200  expositores já garantiram seu espaço, apostando na alta visibilidade que só um evento com o peso da MEDICA pode oferecer. Vale ressaltar, ainda, que 70% dos inscritos para visitar a MFB são decisores de compras, aumentando a possibilidade de negócios fechados.

Entre os expositores estão fornecedores de ambulância e resgate, eletromedicina e tecnologia de produtos, equipamentos de diagnóstico, equipamentos médico-hospitalares, equipamentos para laboratório de análise clínica, facilities, fisioterapia, tecnologia ortopédica e reabilitação, home care, insumos e descartáveis, móveis hospitalares, serviço médico e publicações, tecnologia da informação e comunicação e testes de diagnóstico.

Para integrar toda a cadeia da saúde, o evento oferecerá uma vasta programação com fóruns, simpósios e congressos. Serão mais de 170 horas de conteúdos e palestras profissionais desenvolvidos por parceiros do setor, envolvendo os temas mais atuais da área, incluindo gestão, tecnologia e inovação, apresentados por renomados especialistas.

A pandemia de Covid-19 inviabilizou que a MFB ocorresse tanto em 2020 quanto em 2021 presencialmente , mas a expectativa para a edição 2022 é das melhores. Espera-se que 15 mil profissionais participem do evento. 

Malu Sevieri, CEO da Medical Fair Brasil

“Após dois anos de pandemia, estamos muito felizes em realizar a MFB presencialmente. Fazer a feira no Brasil tem um gosto especial, pois nos dedicamos muito a esse projeto, trazendo grandes empresas do setor de saúde e conteúdo atual e imprescindível para atualização profissional. A MFB, como palco para a promoção da discussão das mudanças ocorridas na indústria nos últimos anos, é a primeira do ano, melhor e mais rápida plataforma para conhecer as principais novidades do setor”, declara Malu Sevieri, diretora da Medical Fair Brasil e CEO da Emme Brasil, representante nacional da Messe Düsseldorf, maior organizadora de feiras profissionais do mundo.

O evento é voltado para administradores e gestores hospitalares, assistentes médicos, biomédicos, bioquímicos, enfermeiros, engenheiros clínicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, gerentes de laboratório, gerentes hospitalares, médicos, operadores hospitalares e socorristas.

Fórum Brasil Saúde

Entre os eventos realizados em paralelo à Medical Fair Brasil está o Fórum Brasil Saúde, promovido pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos). A política nacional do complexo médico-industrial, sustentabilidade e modelos de financiamento na saúde pública e privada, além de empoderamento do paciente estão entre os temas que serão apresentados por grandes nomes do setor.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, falará sobre os “Desafios das Doenças Infecciosas no Século XXI”, na palestra magna de abertura do dia 3 de maio, às 14h, com a coordenação de Francisco Balestrin, presidente do Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo) e do CBEXs (Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde).

Para falar de “Formação Médica no Ecossistema da Saúde” foram convidados José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM (Associação Paulista de Medicina), que será o coordenador; Cesar Eduardo Fernandes, presidente da AMB (Associação Médica Brasileira); Giovanni Guido Cerri, presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP; e Lígia Bahia, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A palestra será no dia 3 de maio, às 17h.

 No dia 4, às 9h30, Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, palestrará sobre “Ecossistema da Saúde: Visão Atual”, sob a coordenação de Francisco Balestrin.

Na sequência, às 10h30, o Fórum Brasil Saúde promoverá uma mesa redonda sobre “Transformação Digital: conectando provedores, pacientes e inovadores”, com a participação de Jefferson Gomes Fernandes, presidente do Global Summit Telemedicine & Digital Health (APM), como coordenador; Jacson Barros, gerente de negócios da Amazon Web Service; Antônio Valério Netto, head de Projetos do InovaHC e do InRad; Diego Leite Nunes, médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; e Chao Wen, chefe da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Organizacional em Telemedicina e Telessaúde Integrada do programa de Saúde Digital do HCFMUSP.

Fórum em Gestão 

O Fórum em Gestão promovido pela  FBAH (Federação Brasileira de Administradores Hospitalares) também ocorrerá durante a MFB. Entre outros temas, serão discutidos, no dia 3 de maio, às 14h10, os novos paradigmas do conforto e da dimensão humana em múltiplos cenários para assistência à saúde, com a participação de Salim Lamha Neto, sócio-fundador da MHA Engenharia e presidente do Conselho Nacional de Gestão em Saúde da FBAH; e Adhemar Dizioli Fernandes, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho e coordenador da Unidade de Gestão de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo.

No dia 4 de maio, às 9h, o fórum debaterá “Novos Modelos de Negócios”, com Paulo Vasconcelos Bastian, executivo da Saúde da Sênior Advisory e membro do Conselho Nacional de Gestão em Saúde da FBAH; Adriano Londres, sócio da Consultoria Arquitetos da Saúde; José Marcelo Amatuzzi de Oliveira, diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; e Wilson Pollara, superintendente do IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.

Palco Futuro

No Palco Futuro da MFB, muitas atrações estão sendo planejadas em parceria com entidades representativas do setor. A ABCIS (Associação Brasileira CIO Saúde) levará à discussão, nos dias 3 e 4 de maio, das 14h às 18h, temas como tendências no mercado e tecnologias emergentes na saúde, inteligência artificial e machine learning, metaverso, blockchain e segurança da informação, saúde digital e cultura organizacional, telemedicina baseada em valor, revolução do 5G na saúde, assistentes virtuais, carreira e desenvolvimento profissional.

“Pretendemos gerar uma reflexão sobre as tendências para a área e protagonizar essa discussão, oferecendo um debate de alto nível para o público”, declara Andréa Drumond, executiva de operação da ABCIS.

Já o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) promoverá, no dia 5 de maio, das 13h30 às 15h, uma sequência de palestras, coordenadas por Luis Ronan Souza, radiologista e diretor da ABCDI – Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem, departamento do CBR, que fará a abertura do evento. Logo depois, das 14h às 14h20, Alexandra Monteiro, radiologista coordenadora da Comissão de Inovação e Telerradiologia do CBR, abordará o tema telerradiologia. Das 14h20 às 14h40, Carlos Moura, economista e assessor econômico do CBR, falará sobre tendências do segmento de radiologia e diagnóstico por imagem. Por fim, das 14h40 às 15h, Paulo Kuriki, radiologista, líder de Inteligência Artificial em Diagnóstico por Imagem da Dasa, tratará justamente de IA na área de imagem.

No dia 5 de maio, às 15h30, o Palco Futuro receberá o docente e pesquisador Thiago Stocco, para palestra sobre “Bioimpressão 3D de tecidos e órgãos artificiais”. “A bioimpressão 3D tem sido considerada uma das mais promissoras técnicas para o desenvolvimento de estruturas fisiologicamente funcionais e anatomicamente precisas, capazes de imitar os tecidos humanos nativos e proporcionar um enorme potencial no campo da regeneração e substituição de tecidos e órgãos humanos”, explica Stocco.

No dia 6 de maio, às 14h30, Fabrício Campolina, healthcare transformation officer da Johnson & Johnson MedTech Latam, apresentará a palestra “Influência do Metaverso na Assistência à Saúde”. “O propósito é estimular uma visão ampliada do potencial do metaverso e convidar todos a pensarem como alavancar esta tendência para gerar mais valor para os pacientes”, conta Campolina.

Cannabis Medicinal  em pauta

A primeira edição do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM) acontece entre os dias 3 e 6 de maio, na MFB. O evento, que ocorre por uma  parceria entre a Emme Brasil e o portal de notícias especializado nos usos medicinais e industriais da cannabis, Sechat, é o primeiro do gênero no Brasil a oferecer oportunidades para profissionais da área de saúde, desde aqueles que procuram informações para iniciar a prescrição de cannabis para seus pacientes até aqueles que já possuem um certo conhecimento, mas desejam se aprofundar no tema.

Além dos painéis sobre saúde, que acontecem no primeiro bloco do congresso nos dias 3 e 4 de maio, empresários, investidores, estudantes e curiosos, que buscam aprender mais sobre o tema e suas multiplicidades, também poderão aproveitar o evento, que contará com palestras sobre legislação e negócios nos dias 5 e 6 de maio.

Com mais de 70 speakers, o CBCM contará com a presença de diversos médicos especialistas. Entre eles, Caroline Nocetti, médica e consultora técnica em terapia canabinoide e coordenadora internacional da Academia Americana de Medicina Canabinoide, que estará no painel: “As aplicações dos canabinóides na Medicina Integrativa”, que acontece no dia 3 de maio. Claudio Lottenberg, oftalmologista, presidente do Conselho Superior de Saúde do Estado de São Paulo, será um dos palestrantes no painel: “Mercado da cannabis no Brasil e no mundo”, no dia 5 de maio.

Outros temas são: a história do sistema endocanabinóide e sua farmacologia, os cuidados nas interações medicamentosas e vias de administração, canabinóides nos cuidados paliativos oncológicos, desafios nos tratamentos neurológicos, o uso na infância e adolescência, os riscos de adição da Cannabis: o que você deve saber, avanços no legislativo, panorama de oportunidades e novos negócios.

Mais conteúdo

No auditório 1, a CMSS (Coordenação Médica em Serviços de Saúde) apresentará a palestra “Residência médica, estágio ou especialização médica: como iniciar e/ou redefinir a carreira para médicos”. Já a Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) levará um especialista para falar sobre a tecnologia no processo de entrega de Valor em Saúde. A Abraidi (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde) realizará palestras sobre os desafios da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na cadeia de fornecimento de produtos para saúde e sobre a transformação do papel do executivo comercial no setor. 

Ainda no auditório 1, a ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva), maior associação representativa da fisioterapia respiratória, fisioterapia cardiovascular e em terapia intensiva do mundo, promoverá uma série de palestras no dia 6 de maio, apresentando temas como marcadores de qualidade da assistência fisioterapêutica, mobilização precoce em pacientes neonatais e pediátricos, uso de telereabilitação num país continental, entre outros.

A última sessão terá início às 17h30, sobre os novos desafios da reabilitação pulmonar e cardiovascular. Serão duas mesas redondas:  uma delas debaterá como sensibilizar médicos, grupos de assistência suplementar  de saúde e opinião pública sobre a importância dessas intervenções com amplo benefício comprovado pela literatura científica. Participarão Luciana Dias Chiavegato, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Distúrbios Respiratórios Clínicos e Cirúrgicos e tutora do Programa em Doação e Captação de Órgãos da Unifesp, Rafaella Fagundes Xavier, fisioterapeuta do Ambulatório Pós-COVID do HC-FMUSP e do Ambulatório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e Marisa Regenga, gerente de reabilitação do Hospital do Coração-HCor.

A segunda  trará experiências na implementação da telereabilitação no Brasil. Participarão Marina Barusso, responsável técnica da Unum Fisioterapia Especializada, Renata Claudino Barbosa, coordenadora do curso de fisioterapia do Centro Universitário São Camilo, e Marcela Carvalho da Silva, docente de graduação na Universidade Anhembi Morumbi e UNISA e docente de pós-graduação da Fisio Campos e UNISA. Nas sessões de discussão também serão sorteados livros da coleção PROFISIO para os participantes.

O auditório 2, patrocinado pela Indrel, proporcionará discussões sobre o papel dos hospitais e clínicas de transição, com a Abrahct (Associação Brasileira de Hospitais e Clínicas de Transição),  palestras sobre cirurgia robótica, com a Marlex; a assistência além da unidade de saúde e o engajamento do paciente, com a MV; e a importância de uma logística adequada ao ESG e à cadeia de saúde, com a Master Express. Todas no dia 4 de maio.

A professora Ana Maria Malik, coordenadora do FGV Saúde, palestrará sobre a transição de cuidados no contexto da reorganização do Sistema de Saúde Brasileiro, no dia 3 de maio, às 13h30.

Ainda no auditório 2, a estrutura básica de uma clínica de vacinação e exigências regulatórias e os desafios do setor privado de imunização são alguns dos temas da  ABCVAC (Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas), no dia 5 de maio, a partir das 14h

Idealizada durante o Medical Talks, em 2021, a Silver Care, evento criado para debater os desafios do envelhecimento saudável,  também tem espaço garantido na programação, abordando temas como envelhecimento, saúde, demência, trabalho, tecnologia e capacidade, no dia 6 de maio.

Medical Fair Brasil

Data: 3 a 6 de maio – das 13h às 20h – Entrada Gratuita
Onde: Expo Center Norte
Site: https://medicalfair-brasil.com.br/pt/

Relacionados

Feira EBS anuncia 80% de comercialização da planta 2022

Eventos cadastrados no Calendário do MTur mais que triplica em dois meses

Jogo físico para o meio corporativo em formato de plenária

ESTÉTICA IN RIO mostra um mercado propício aos bons negócios

GL events tem nova estrutura organizacional no Brasil

“ESG – Estamos ESGotados”- AMPRO expõe condutas equivocadas

Setor unido: ICCA anuncia evento no Brasil em 2022

As soluções apresentadas pelas eventechs serão tema do Congresso MICE Brasil 2022