Página Principal Revista EBS

A importância de maximizar o ROI digital

como maximizar o ROI digital
Ijeab/Freepik.com
Algumas práticas auxiliam no melhor uso de ferramentas para gerar participantes e patrocinadores

O ROI, ou Retorno Sobre Investimento, em tradução livre, é um indicador sobre quanto dinheiro uma empresa está ganhando ou perdendo. Essa é uma maneira eficaz de escolher os investimentos corretamente, atendendo às necessidades de cada estratégia e objetivo. Isso  se aplica a todos os tipos de investimentos, incluindo os realizados no mundo virtual. Por isso, é importante implementar técnicas para maximizar o ROI digital, impulsionando as táticas de marketing digital de seu evento.

Algumas práticas são recomendadas para o uso de ferramentas e técnicas online, capazes de gerar participantes e patrocinadores. A primeira, e mais básica de todas, é o bom e velho e-mail. De acordo com a empresa de consultoria de gestão McKinsey & Company, o correio eletrônico consegue ser quase 40 vezes mais eficaz quando o assunto é a aquisição de novos clientes – isso em comparação com o Facebook ou Twitter, principais redes sociais atualmente. Ou seja, seu uso é fundamental e deve ser, não apenas frequente, mas qualificado.

Diferentes canais auxiliam diretamente para maximizar o ROI digital. Apesar dos números positivos no e-mail, é preciso explorar canais além das escolhas típicas, incluindo plataformas como Instagram, Snapchat, além dos anúncios no Facebook. Essas redes funcionam como vitrine para eventos, marcas, e outros negócios.

O blog é outra importante ferramenta, já imprescindível para diversos segmentos. É um meio de notícias sobre seu evento, por exemplo, além de informações sobre o mercado de atuação. Porém, para um uso assertivo da ferramenta, é necessário um planejamento para o uso de SEO (otimização de sites através de palavras-chave). Esse é um investimento a longo prazo, mas precisa de investimento especializado para gerar tráfego qualificado e, assim, gerar um retorno positivo para o site e negócio.

Depois de todo esse trabalho, é necessário que as pessoas fiquem no seu site. Especialmente no mercado de eventos, um fenômeno é comum sobre os visitantes dessas páginas na web. Após verificar as informações disponíveis, maior parte do público procura por mais detalhes em outros meios, principalmente YouTube e nas imagens do Google.

Isso acontece porque as pessoas querem saber o que esperar do evento, especialmente com referências visuais. Por isso, é importante a incorporação de fotos e vídeos que consigam atender essa necessidade, sem que as pessoas saiam da sua página.

Com atenção a esses detalhes, é possível maximizar o ROI digital e reverter isso para resultados positivos para os eventos.

Relacionados

Plataforma pioneira em metaverso será apresentada no Futurecom

Abeoc Digital

ABEOC Digital: O que e como vamos fazer diferente?

Abeoc Digital - Foto: Divulgação

A Era digital para o “novo normal” com o evento Talks & Expo

Campanha viral: modo de usar

Quem são os Prosumers?

wine-aline-ponce-pixabay

Campanha “Papo com Vinho” auxilia comunidades carentes

Sandra Turchi inicia temporada de cursos na ESPM em marketing digital

Segurança em eventos