Página Principal Revista EBS

A importância de maximizar o ROI digital

como maximizar o ROI digital
Ijeab/Freepik.com
Algumas práticas auxiliam no melhor uso de ferramentas para gerar participantes e patrocinadores

O ROI, ou Retorno Sobre Investimento, em tradução livre, é um indicador sobre quanto dinheiro uma empresa está ganhando ou perdendo. Essa é uma maneira eficaz de escolher os investimentos corretamente, atendendo às necessidades de cada estratégia e objetivo. Isso  se aplica a todos os tipos de investimentos, incluindo os realizados no mundo virtual. Por isso, é importante implementar técnicas para maximizar o ROI digital, impulsionando as táticas de marketing digital de seu evento.

Algumas práticas são recomendadas para o uso de ferramentas e técnicas online, capazes de gerar participantes e patrocinadores. A primeira, e mais básica de todas, é o bom e velho e-mail. De acordo com a empresa de consultoria de gestão McKinsey & Company, o correio eletrônico consegue ser quase 40 vezes mais eficaz quando o assunto é a aquisição de novos clientes – isso em comparação com o Facebook ou Twitter, principais redes sociais atualmente. Ou seja, seu uso é fundamental e deve ser, não apenas frequente, mas qualificado.

Diferentes canais auxiliam diretamente para maximizar o ROI digital. Apesar dos números positivos no e-mail, é preciso explorar canais além das escolhas típicas, incluindo plataformas como Instagram, Snapchat, além dos anúncios no Facebook. Essas redes funcionam como vitrine para eventos, marcas, e outros negócios.

O blog é outra importante ferramenta, já imprescindível para diversos segmentos. É um meio de notícias sobre seu evento, por exemplo, além de informações sobre o mercado de atuação. Porém, para um uso assertivo da ferramenta, é necessário um planejamento para o uso de SEO (otimização de sites através de palavras-chave). Esse é um investimento a longo prazo, mas precisa de investimento especializado para gerar tráfego qualificado e, assim, gerar um retorno positivo para o site e negócio.

Depois de todo esse trabalho, é necessário que as pessoas fiquem no seu site. Especialmente no mercado de eventos, um fenômeno é comum sobre os visitantes dessas páginas na web. Após verificar as informações disponíveis, maior parte do público procura por mais detalhes em outros meios, principalmente YouTube e nas imagens do Google.

Isso acontece porque as pessoas querem saber o que esperar do evento, especialmente com referências visuais. Por isso, é importante a incorporação de fotos e vídeos que consigam atender essa necessidade, sem que as pessoas saiam da sua página.

Com atenção a esses detalhes, é possível maximizar o ROI digital e reverter isso para resultados positivos para os eventos.

Relacionados

Sandra Turchi inicia temporada de cursos na ESPM em marketing digital

Segurança em eventos

Ferramentas do marketing digital para promover seus eventos

São Paulo recebe a última edição dos Speed Meetings Regionais 2018

A gestão na 4ª Revolução Industrial

Brasileiros nadando a favor da maré da inovação

Brasileiros como fonte de inovação

Marcelo Flores

Mudanças na educação, no universo dos eventos e no entretenimento

erros comuns em anúncio no Facebook

4 erros comuns ao fazer um anúncio no Facebook