A importância de maximizar o ROI digital

O ROI, ou Retorno Sobre Investimento, em tradução livre, é um indicador sobre quanto dinheiro uma empresa está ganhando ou perdendo. Essa é uma maneira eficaz de escolher os investimentos corretamente, atendendo às necessidades de cada estratégia e objetivo. Isso se aplica a todos os tipos de investimentos, incluindo os realizados no mundo virtual. Por isso, é importante implementar técnicas para maximizar o ROI digital, impulsionando as táticas de marketing digital de seu evento.
Algumas práticas são recomendadas para o uso de ferramentas e técnicas online, capazes de gerar participantes e patrocinadores. A primeira, e mais básica de todas, é o bom e velho e-mail. De acordo com a empresa de consultoria de gestão McKinsey & Company, o correio eletrônico consegue ser quase 40 vezes mais eficaz quando o assunto é a aquisição de novos clientes – isso em comparação com o Facebook ou Twitter, principais redes sociais atualmente. Ou seja, seu uso é fundamental e deve ser, não apenas frequente, mas qualificado.
Diferentes canais auxiliam diretamente para maximizar o ROI digital. Apesar dos números positivos no e-mail, é preciso explorar canais além das escolhas típicas, incluindo plataformas como Instagram, Snapchat, além dos anúncios no Facebook. Essas redes funcionam como vitrine para eventos, marcas, e outros negócios.
O blog é outra importante ferramenta, já imprescindível para diversos segmentos. É um meio de notícias sobre seu evento, por exemplo, além de informações sobre o mercado de atuação. Porém, para um uso assertivo da ferramenta, é necessário um planejamento para o uso de SEO (otimização de sites através de palavras-chave). Esse é um investimento a longo prazo, mas precisa de investimento especializado para gerar tráfego qualificado e, assim, gerar um retorno positivo para o site e negócio.
Depois de todo esse trabalho, é necessário que as pessoas fiquem no seu site. Especialmente no mercado de eventos, um fenômeno é comum sobre os visitantes dessas páginas na web. Após verificar as informações disponíveis, maior parte do público procura por mais detalhes em outros meios, principalmente YouTube e nas imagens do Google.
Isso acontece porque as pessoas querem saber o que esperar do evento, especialmente com referências visuais. Por isso, é importante a incorporação de fotos e vídeos que consigam atender essa necessidade, sem que as pessoas saiam da sua página.
Com atenção a esses detalhes, é possível maximizar o ROI digital e reverter isso para resultados positivos para os eventos.