Página Principal Revista EBS

Elementos essenciais para uma estratégia de mídias sociais efetiva

estratégia de mídias sociais efetiva para eventos
Creativeart/Freepik.com
Seguindo alguns passos simples, podemos aumentar o alcance por participantes direcionados

Atualmente, as mídias sociais são as ferramentas mais poderosas para ações de marketing. Os chamados jovens adultos estão entre o público principal, com grande nível de interação em diferentes plataformas. Para um uso assertivo, precisamos seguir algumas orientações para conseguir uma estratégia de mídias sociais efetiva.

O primeiro passo é definir uma persona, que será uma espécie de definição do seu público. Isso ajuda na criação de materiais e conteúdos direcionados, que atendem exatamente as pessoas dentro do foco do seu evento. Esse é um passo importante, pois define dados demográficos, interesses, necessidades, entre outros tópicos.

Feito isso, o próximo passo é definir os objetivos que devem ser alcançados com a estratégia. Entre os principais, podemos destacar a construção de consciência de marca, obtenção de tráfego do website e geração de leads, que estão entre os principais tópicos. Diretamente relacionado a esses objetivos está a pesquisa de mercado.

Para um retorno positivo é sempre necessário um estudo aprofundado, com informações sobre concorrentes e cases de sucesso, por exemplo. Esse estudo possibilita um entendimento maior sobre objetivos, além do corte de gastos desnecessários.

Aí já entramos em um novo assunto importante para qualquer estratégia: o budget. O orçamento tem papel decisivo para a execução de uma estratégia de mídias sociais efetiva. Ao contrário do que pode parecer, mesmo os orçamentos mais enxutos conseguem entregar resultados expressivos, e é por isso que um planejamento bem elaborado é essencial para o retorno esperado desse trabalho.

Outro ponto importante na criação das estratégia é a definição das plataformas de divulgação. Estar presente em todas as redes sociais não quer dizer que o resultado será o melhor possível. Muitas vezes, essa prática não é efetiva, pois não consegue impactar as pessoas certas para o seu evento. Utilizamos todas as informações anteriores, desde a persona até o budget, para encontrar as redes mais adequadas.

Como uma das principais redes sociais da atualidade, o Facebook oferece ferramentas importantes para a estratégia de mídias sociais efetiva, como os grupos, que reúnem o público alvo de diversos segmentos, como opção para conectar, informar, inspirar, promover e gerar feedback, assim como apresentamos em outra matéria do site.

Atendendo a esses elementos, é possível criarmos uma estratégia de mídias sociais efetiva para um evento e conseguir resultados positivos no ambiente virtual – e com reflexo ainda melhor no ambiente real.

Relacionados

Sandra Turchi inicia temporada de cursos na ESPM em marketing digital

Segurança em eventos

Ferramentas do marketing digital para promover seus eventos

São Paulo recebe a última edição dos Speed Meetings Regionais 2018

Singularity University: transformando líderes

A gestão na 4ª Revolução Industrial

Brasileiros nadando a favor da maré da inovação

Brasileiros como fonte de inovação

Marcelo Flores

Mudanças na educação, no universo dos eventos e no entretenimento