Página Principal Revista EBS

Elementos essenciais para uma estratégia de mídias sociais efetiva

Estratégia em Mídias Sociais
Foto: Creativeart/Freepik.com
Seguindo alguns passos simples, podemos aumentar o alcance por participantes direcionados

Atualmente, as mídias sociais são as ferramentas mais poderosas para ações de marketing. Os chamados jovens adultos estão entre o público principal, com grande nível de interação em diferentes plataformas. Para um uso assertivo, precisamos seguir algumas orientações para conseguir uma estratégia de mídias sociais efetiva.

O primeiro passo é definir uma persona, que será uma espécie de definição do seu público. Isso ajuda na criação de materiais e conteúdos direcionados, que atendem exatamente as pessoas dentro do foco do seu evento. Esse é um passo importante, pois define dados demográficos, interesses, necessidades, entre outros tópicos.

Feito isso, o próximo passo é definir os objetivos que devem ser alcançados com a estratégia. Entre os principais, podemos destacar a construção de consciência de marca, obtenção de tráfego do website e geração de leads, que estão entre os principais tópicos. Diretamente relacionado a esses objetivos está a pesquisa de mercado.

Para um retorno positivo é sempre necessário um estudo aprofundado, com informações sobre concorrentes e cases de sucesso, por exemplo. Esse estudo possibilita um entendimento maior sobre objetivos, além do corte de gastos desnecessários.

Aí já entramos em um novo assunto importante para qualquer estratégia: o budget. O orçamento tem papel decisivo para a execução de uma estratégia de mídias sociais efetiva. Ao contrário do que pode parecer, mesmo os orçamentos mais enxutos conseguem entregar resultados expressivos, e é por isso que um planejamento bem elaborado é essencial para o retorno esperado desse trabalho.

Outro ponto importante na criação das estratégia é a definição das plataformas de divulgação. Estar presente em todas as redes sociais não quer dizer que o resultado será o melhor possível. Muitas vezes, essa prática não é efetiva, pois não consegue impactar as pessoas certas para o seu evento. Utilizamos todas as informações anteriores, desde a persona até o budget, para encontrar as redes mais adequadas.

Como uma das principais redes sociais da atualidade, o Facebook oferece ferramentas importantes para a estratégia de mídias sociais efetiva, como os grupos, que reúnem o público alvo de diversos segmentos, como opção para conectar, informar, inspirar, promover e gerar feedback, assim como apresentamos em outra matéria do site.

Atendendo a esses elementos, é possível criarmos uma estratégia de mídias sociais efetiva para um evento e conseguir resultados positivos no ambiente virtual – e com reflexo ainda melhor no ambiente real.

Relacionados

DIGITALKS EXPO: o que esperar do principal evento de negócios do universo digital

O que a pandemia ensinou ao setor de eventos B2B

Tendências e estratégias de marketing para 2023

Livro “Eventos: Estratégias de planejamento e execução”, Mariângela Benine e Waldyr Gutierrez.