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Escaneabilidade: modo de usar

Foto: Mudassar Iqbal /Pixabay
Como tornar o conteúdo mais atraentes aos olhos do leitor, e melhorar a experiência do usuário.

Para o autor é fácil apontar os maiores pontos de interesse do texto que produz, porém como facilitar e alcançar os leitores que não leem? Através da escaneabilidade

Com a tecnologia presente no dia a dia das pessoas, e cada vez mais se atualizando e ganhando espaço em diferentes áreas da humanidade. A evolução das redes sociais ganha um papel de grande importância na vida de consumidores, marcas, empresas, transformando a forma de comunicação de milhares de indivíduos todos os dias.

Independente do veículo de comunicação, a mensagem transmitida precisa ser clara, chegar sem ruídos até o receptor para que ele possa absorver as informações passadas.

Na internet, onde é possível encontrar conteúdos de diferentes assuntos, em diferentes sites, é preciso se atentar a detalhes maiores do que apenas no conteúdo da mensagem. É fácil encontrar ruídos que possam prejudicar o entendimento do interlocutor.

Para levar um material de melhor qualidade ao internauta, é necessário se atentar a algumas técnicas focadas na otimização do conteúdo, afinal, ninguém lerá um texto que não esteja bem estruturado.

Em meio a variedade de sites focados em segmentos diversos, é importante adotar as estratégias certas para se destacar e atrair a atenção do leitor. Para isso, é preciso que o conteúdo seja escaneável.

Mas, o que é escaneabilidade?

Escaneabilidade nada mais é do que uma técnica que foca na otimização de um conteúdo produzido, buscando facilitar a experiência do internauta, deixando a leitura mais fluida.

A aplicação dessa técnica facilita a leitura dinâmica do conteúdo ao se fazer uso de recursos como:

  • Listas
  • Imagens
  • Letras em negrito
  • Intertítulos
  • Parágrafos curtos

Quando o texto publicado apresenta certa dificuldade de entendimento para o leitor, ele não pensará duas vezes antes de sair da aba, e buscar informações em outro site.

Ainda, se o usuário não tiver muito tempo para dedicar àquele texto, e precise de respostas rápidas que sejam encontradas com facilidade.

É preciso se atentar para a criação de textos que sejam de fácil entendimento, otimizando o conteúdo de forma a possibilitar o entendido com uma simples passada de olhos, que a informação procurada pelo internauta seja encontrada com facilidade.

Para garantir o interesse do leitor no texto, existem algumas técnicas a serem aplicadas para tornar o processo de leitura mais fácil e agradável, assim melhorando a escaneabilidade do conteúdo.

Possivelmente, o texto escaneável levar um pouco mais de tempo para ser produzido – especialmente se você está apenas aprendendo a criá-lo – mas “os fins justificam os meios”, certo?

Qual a importância da escaneabilidade                         

Existem duas situações principais que, atualmente, estão mudando a experiência de leitura em sites, blogs e etc.

A primeira é a diversidade.

A variedade de conteúdo existente, sobre os mais variados segmentos, e muitas vezes, em uma pesquisa, os usuários abrem mais de uma aba em seu navegador, transitando entre diferentes materiais.

Essa é uma forma de garantir qual o material que atende a suas necessidades, além de ter acesso a diferentes informações ou pontos de vista a respeito de um determinado assunto, de uma só vez.

A segunda situação é a falta de tempo.

Muitas vezes, ao acessar o conteúdo os usuários estão realizando fazem diversas atividades simultaneamente, buscando formas de otimizar seu tempo.

Sendo assim, os usuários precisam ter acesso a materiais de fácil entendimento, que possam atender suas necessidades, se encaixando nessa nova forma de leitura dinâmica.

Por vezes, os internautas ao menos chegam a ler um conteúdo por completo. É preciso mostrar que aquele material oferece todas as informações necessárias para ele, de entendimento fácil e rápido.

Um conteúdo escaneável aumenta o tempo de permanência de um usuário em determinada página, o que é um fator importante para influenciar o retorno ao site para o acesso a outros materiais, contribuindo ao número de acessos e visualizações.

Ações como essa favorecem a autoridade do site, o que consequentemente eleva sua posição no ranking do Google. Que tal estar entre os primeiros resultados de pesquisa?

escaneabilidade-listas
Foto: Unsplash

Para ter conteúdos otimizados e de fácil entendimento, é preciso seguir alguns passos como:

  • Parágrafos curtos

Quando o site apresenta textos corridos, sem nenhuma quebra de parágrafo, a leitura se torna cansativa, entediante e, até mesmo, difícil de acompanhar. Mesmo em um blog, quando o texto tem quebra de parágrafo, porém poucos, não é agradável para o leitor.

Parágrafos extensos podem ser menos atraente para os leitores, dificultando a leitura e o entendimento do texto.

Uma forma de tornar o conteúdo mais atraente é distribuindo o texto em blocos.

A leitura não depende apenas da extensão do texto, mas também do espaço entre as palavras, dando um descanso para os olhos, e um tempo para associar as informações lidas.

Parágrafos curtos auxiliam o leitor a identificar o início e o fim de cada ideia, entendendo o conteúdo descrito em cada trecho do texto com facilidade, compreendendo a mensagem transmitida.

Sendo assim, o texto deve ser escrito com uma maior quantidade de parágrafos, contendo frases não muito longas, garantindo a atenção do leitor.

Nos espaços entre cada parágrafo podem ser adicionadas imagens, ou algum outro recurso que seja interessante para o leitor.

  • Tamanho do texto

Mesmo que bem escrito e detalhado, é necessário se atentar ao tamanho dos conteúdos publicados para atrair, e manter a atenção do leitor no site.

Muitas vezes, a extensão do texto pode levar o leitor a perder o interesse, ao notar há palavras demais no conteúdo, mesmo que seja sobre um assunto de seu interesse.

Portanto, é necessário fazer uma avaliação do conteúdo, e a plataforma onde será compartilhado.

Caso seja um material extenso, profundo, com bastante divisão de temas, pode-se pensar em adotar outro tipo de estratégia, como por exemplo, a criação de um e-book.

O conteúdo precisa apresentar informações relevantes que sejam de interesse da persona, não adianta publicar um texto extenso, mas sem conteúdo.

Nesses casos, a qualidade é tão importante, senão mais, que a quantidade.

  • Subtítulos

Os subtítulos tornam o conteúdo mais atraente visualmente e auxiliam a compreensão do leitor sobre o tema abordado em cada parte do texto, apresentando de forma clara o que aquele material tem a oferecer.

Dividir o texto por sessões de diferentes assuntos, torna mais simples e rápido o entendimento de cada um deles.

Um exemplo disso é esse texto, que separa cada uma das técnicas para tornar o conteúdo escaneável, em forma de intertítulos, numerando e destacando ao decorrer do texto.

Isso traz fluidez ao texto, auxiliando o leitor que busca por uma informação específica, indicando onde encontre-la dentro do texto.

  • Uso do negrito e outras formatações

O uso de formatações do próprio editor de texto, destacando palavras e termos específicos que sejam importantes para a compreensão do texto, são outros artifícios relevantes.

O uso do negrito realça trechos significativos, atraindo a atenção do leitor para aquela informação.

As palavras destacadas não devem ser escolhidas de forma aleatória, mas sim planejada de maneira que deixe em destaque palavras, ou frases de maior importância.

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Foto: Shahid Abdullah / Pixabay
  • Listas

Listas facilitam o entendimento do leitor, além de tornar o texto mais atraente. Também são usadas para fazer identificações rápidas de diferentes itens apresentados em um texto.

Ao invés de colocar todas as informações em um texto corrido, liste os itens quando for possível, por exemplo:

Algumas formas de tornar um texto escaneável são:

  • Parágrafos curtos
  • Texto com tamanho adequado
  • Subtítulos
  • Negrito
  • Listas

Dessa forma o conteúdo se torna mais atraente, e de fácil entendimento para o leitor, o que o incentiva a continuar a leitura ao invés de procurar as informações que precisa em algum outro site.

  • Imagens e elementos não-verbais

Acrescentar elementos não-verbais traz uma quebra no texto, assim como os parágrafos, e pode-se fazer uso desses elementos para facilitar o entendimento do leitor sobre o tema.

Na internet, diferentes mídias podem ser utilizadas além das imagens tradicionais, como por exemplo:

  • Infográficos
  • Ilustrações
  • Fotos
  • Áudios
  • Vídeos

É interessante explorar diferentes recursos que possam incrementar as informações apresentadas no texto, ou então dar ao leitor uma outra perspectiva através de dados, fotos e etc.

O recurso de som pode ser adicionado no começo do conteúdo, sendo uma versão “falada” do texto, o que seria de grande ajuda para o caso de internautas com deficiência visual, ou ainda de uma pessoa tenha dificuldade na leitura.

  • Link Building

Link Building nada mais é do que links internos dentro do texto.

Diferentes dos links externos, que são usados para a comprovação de pesquisas e dados, os links internos possibilitam o acesso do leitor a outros textos com temas relacionados, o levando a permanecer por mais tempo no site, consumindo outros conteúdos.

Essas são algumas técnicas capazes de tornar um texto escaneável, promovendo um maior envolvimento do leitor com o material até o final.

Lembre-se que o conteúdo de fácil leitura atrai mais atenção, esse é um ponto chave para levar uma persona a ler conteúdo do site A, mas não ler os conteúdos com a mesma temática publicados no site B, esse é um fator de grande importância quando se busca ser uma autoridade na internet.

Oferecer conteúdo de interesse da persona, com informações relevantes, verídicas e de maneira escaneável, leva uma imagem mais profissional e confiável a um site, o que gera autoridade e, consequentemente, leva ao reconhecimento e ao ranking do Google.

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