Futuro, inspiração e oportunidades de negócios
Os dois dias de evento promoveram inspiração e negócios para o segmento MICEA 17ª edição da Feira EBS – Evento Business Show, considerado o principal encontro dos segmentos MICE – Meetings, Incentive, Conferences & Exhibitions e Treinamento e Desenvolvimento do Brasil promoveu diversas ações em dois dias.
Foram 32 horas de conteúdo estratégico, trouxe para os palcos 40 palestrantes, 84 expositores, 14.509 reuniões entre compradores e fornecedores do setor, mais de 500 congressistas e cerca de 2.300 visitantes. A edição de 2019 da Feira, ainda incluiu a 4ª edição do Congresso MICE Brasil, nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
O MICE no futuro
O primeiro dia do Congresso foi aberto com a palestra de Beia Carvalho, presidente da Five Years From Now, que inspirou a plateia com uma “visita” ao futuro, do ponto de vista das cidades, do emprego e dos negócios em 2030.
Na sequência, foi a vez do Diretor da consultoria ATP, Alexis Pagliarini, compartilhar os resultados do último encontro de líderes do setor MICE, a Ordem da Távola Redonda MICE, com insights sobre o futuro do setor, finalizando com a moderação de um painel composto por Silvana Torres, presidente da Mark Up, Carlos Raices, diretor de projetos e eventos do Grupo de Publicações Globo e Wilson Ferreira Jr., presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e CEO na Spice Eventos, que comentaram os diversos pontos captados nesse encontro.
O tema foi o Assédio Moral Corporativo, na voz Maurício Magalhães, sócio-empreendedor na Mundo Real e VP da AMPRO, trouxe à tona este que é um dos grandes desafios na relação entre empresas e clientes do segmento.
Vinicius Soares, fundador do AiNews e da Mais A.I., subiu ao palco do Congresso MICE Brasil para falar sobre como funcionam as inteligências artificiais, imaginação e criatividade.
Leis de incentivos – fatos e fakes
Felipe da Veiga, Sócio-fundador da Incentivarte Consultoria, desmistificou os fakes sobre a Lei Rouanet e explicou seu funcionamento.
No painel O futuro das leis de incentivo foram debatidos os prós e contras e as mudanças nas regras de solicitação de patrocínios através da Lei Rouanet, com Fernando Elimelek, CEO da Playcorp, Símon Szacher, Diretor Geral e Captação de Recursos do Festival Pixel Show e Luiz Serafim, Head de marketing da 3M, com moderação de Felipe da Veiga.
Para finalizar o primeiro dia do Congresso, Felipe Oliveira, Consultor ID_BR – Instituto Identidade do Brasil, falou sobre os desafios da diversidade no mercado. O painel terminou com um debate com a participação de Alinne Rosa, VP RH da Reed Exhibitions, Silvana Saraiva, Presidente Ecowas Chamber of Commerce Brazil, do Instituto Internacional FEAFRO, da FEAFRO International Business Fair, e Flavio Andrade, Diretor da All In One.
Abertura da Feira EBS 2019
Logo após o almoço, a 17ª Feira EBS abriu suas portas. Enquanto as 84 empresas expositoras mostravam soluções e tendências em produtos e serviços dirigidos ao mercado de eventos corporativos, incentivos, congressos, feiras e ao mercado de treinamento e desenvolvimento, o Salão Nobre do Centro de Convenções Rebouças ficou repleto com representantes de empresas compradoras, convidadas para conhecer as soluções das empresas expositoras para suas demandas em eventos corporativos, incentivos e treinamentos, durante o Speed Meeting. Cada expositor teve três minutos para se apresentar a cada empresa compradora convidada.
Ainda no primeiro dia de evento, foi realizado pela primeira vez dentro da Feira EBS, o Speed Meeting MICE Global, rodada de negócios dirigida aos compradores e fornecedores de produtos e serviços para eventos internacionais, totalizando 368 reuniões entre os participantes.
Em paralelo, durante a Feira, os visitantes puderam acompanhar conteúdos estratégicos de forma gratuita nas Arenas distintas, com palestras simultâneas de 25 minutos. Assuntos como o design da mentalidade inovadora, a evolução do setor de eventos, inovações em premiação, o conceito de Outdoor Training, assédio moral e sexual no segmento, place branding, atitude digital, equilíbrio, gestão remota, criatividade e resiliência, além de cases como sair da zona de conforto, foram abordados no primeiro dia.
Segundo dia de Congresso MICE
Em seu segundo dia, o Congresso MICE começou com o “Encantamento” de Marina Pechlivanis, sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, que abordou a importância de encantar no universo MICE. Em seguida, Regina Trama, gerente de projetos especiais e eventos na Trip Editora, falou sobre o case Casa TPM, um evento de dois dias, aberto ao público e gratuito, que traz reflexões profundas e boas doses de humor.
Outro case que inspirou os congressistas foi o Senna Day, um festival com diversas atrações que comemorou, neste ano, o legado de 25 anos de Ayrton Senna. A experiência foi compartilhada por Paola Santilli, gerente executiva de branding Ayrton Senna e Senninha no Instituto Ayrton Senna.
Em seguida, Claudio Miranda, multi-instrumentista, fundador do Instituto Favela da Paz, e Monica Noda, falaram sobre o Cambia Festival, um festival auto-organizado de transformação social, criado para estimular a imaginação coletiva. O painel finalizou com uma composição, coordenada por Claudio Miranda, que respondeu à pergunta de Marina Pechlivanis sobre “Que mágica você faria para o Brasil”, cantada ao vivo no palco. As lições do Encantamento foram então debatidas por Regina Trama, Paola Santilli, Claudio Miranda e Monica Noda, co-criadora do Cambia Festival, com moderação de Marina.
Quando o fracasso e seus aprendizados no MICE
Aprendizados do case Fyre Festival, um dos maiores fracassos da história dos festivais, foram depois abordados por Marcelo Politi, CEO do Grupo Nove Eventos.
A sequência foi com o estrategista Ernesto Abud, na FuckUp Session – Como agir no desconforto, no incômodo e no imprevisto.
E para trazer o tema à realidade do segmento MICE, o debate Nocauteando crises: Como lidar com imprevistos no MICE, moderador por Marcelo Politi, convidou Gisele Cruz, Gerente de Marketing da FTD Educação, Bernardo Dinardi, sócio-fundador na The HUBi e TM1 Live Mkt, Luiz Bellini, Diretor de Eventos da Reed Exhibitions e criador do New Mobility e Fábio Almeida, Coordenador de Marketing da Brasil Game Show.
O segundo dia na Feira EBS
Durante a EBS, as Arenas do segundo dia movimentaram os visitantes com assuntos que abordaram sobre conflitos, o segredo das marcas vencedoras, segurança em grandes eventos, transformação digital no setor, ambiente de trabalho 4.0, SEO, hashtag e Lives na alavancagem de eventos corporativos, como criar experiências incríveis, marketing digital, criatividade, mensuração de resultados, comunicação não-violenta e relações pessoais no ambiente de trabalho, entre outros.
Entre os expositores da 17ª EBS, estiveram destinos, espaços e fornecedores para eventos, empresas de Gift, tecnologia & inovação, experiências de luxo, treinamento e desenvolvimento, experiências corporativas outdoor e gastronômicas, saúde e bem-estar. O patrocínio foi da Belotur, Hoffman e Consuma Eventos.
A Feira EBS – Evento Business Show é promovida e organizada pelo Grupo EventoFacil, que organiza e promove feiras de negócios e eventos de relacionamento, publica revistas, guias e aplicativos, e foi o criador do primeiro clube exclusivo para gestores de eventos – o EBS Buyers Club.
Especialista no segmento MICE, o grupo trabalha para gerar conteúdo, networking qualificado e negócios para toda a cadeira produtiva deste mercado, reunindo clientes finais, agências e fornecedores de produtos e serviços para eventos corporativos e incentivos.
Em 2020, a Feira EBS completará 18 anos, e o evento já tem data marcada, será nos dias 3 e 4 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.