Página Principal Revista EBS

A Copastur é a primeira TMC do Brasil a zerar emissão de CO2

Foto: Freepik
Realizado de maneira reversa, esse projeto conta com um parceiro homologado para implementar o plantio de mudas nativas em áreas específicas e de proteção ambiental

Publicado em 08/08/2023

Com o pensamento no futuro, a Copastur anuncia mais uma novidade para o segundo semestre de 2023, se tornando oficialmente uma empresa com a emissão de carbono zerada, assumindo a responsabilidade em direção a um turismo mais sustentável e consciente.

Trata-se do Travel Carbon Free um importante programa para a neutralização de carbono desenvolvido através de um squad interno com o objetivo de minimizar os impactos de viagens no mundo.

Realizado de maneira reversa, esse projeto conta com um parceiro homologado para implementar o plantio de mudas nativas em áreas específicas e de proteção ambiental.  Para isso, a Copastur adquiriu diversas mudas para a compensação de carbono emitido na natureza.

Segundo o diretor executivo da TMC, Edmar Mendoza, a Copastur está comprometida em liderar a transformação para um futuro mais verde e próspero.

“Ao nos tornarmos uma empresa zero carbono, reafirmamos nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e o bem-estar das gerações futuras. Acreditamos que, juntos, podemos construir um mundo mais sustentável, e estamos orgulhosos de fazermos parte desse movimento positivo. Plantamos com a SOS Mata Atlântica mudas de árvores nativas do bioma mais ameaçado do Brasil para compensar as emissões de CO2”, afirma Edmar.

A Copastur reforça ainda um produto que dá a oportunidade de engajar seus clientes a se unirem nessa jornada, visando um futuro mais promissor para o planeta. Hoje, a TMC oferece para seus clientes um produto que gera relatórios sob as demandas aéreas com base no GHG Protocol – programa que desenvolve ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE), a TMC proporciona ainda o cálculo quanto à quantidade de mudas necessárias para que seja feita a compensação, com a possibilidade de efetivação do plantio, por meio de parceiros homologados. Seguindo esse propósito, os clientes parceiros da Copastur são incentivados a participarem do programa de compensação, aquirindo mudas nativas que serão plantadas em áreas estratégicas para ajudar a bloquear os gases de efeito estufa (GEE) que podem agravar o aquecimento global.

Segundo Carolina Grecco, gerente nacional de novos negócios e líder do projeto Carbon Free na Copastur, a ideia é buscar um mundo mais sustentável. “Estamos dando um grande passo em direção a um futuro melhor. Essa responsabilidade eco-friendly pode se estender também aos nossos clientes. Juntos, estamos reduzindo nosso impacto ambiental e inspirando o caminho para um turismo mais consciente e cheio de boas energias”, afirma Grecco.

O projeto Carbon Free unifica as ações de ESG que a TMC realiza mensalmente para direcionar o negócio, com o objetivo de equilibrar propósito e lucro, pensando no impacto de suas decisões ao longo de sua cadeia de valor. Todos esses passos reforçam as certificações que a Copastur possui, como uma empresa do Sistema B, ISO 14001 e 9001, GPTW, entre outras.

Relacionados

Centro de Convenções Rebouças avança nas práticas ESG

Janine De Nes, CFO Latam da RX, assume posição na UBRAFE com foco em ampliar participação feminina no setor de eventos

Lei da Igualdade Salarial: empresas com mais de 100 funcionários devem emitir relatórios comprovatórios semestralmente

Patrocinador investe em ação de reciclagem durante Carnaval em Recife