Página Principal Revista EBS

She’s Tech Conference – evento brasileiro de mulheres na tecnologia – traz integrantes do Internet Hall of Fame

Foto: Divulgação
Evento que fortalece a presença da mulher na área da tecnologia, potencializando carreiras e as empoderando economicamente, será entre os dias 17 e 21 de novembro

Publicado em 13/11/2020

Após fazer história nos últimos três anos, impactando mais de 9.000 pessoas presencialmente, além de ter passado por 15 cidades do Brasil e dos Estados Unidos, o movimento She’s Tech chega a 2020 com seu principal evento, a She’s Tech Conference, em um formato 100% online e global.

A ação é idealizada por Ciranda de Morais, que também é a fundadora do movimento, no qual a mentora é a astronauta da Nasa Dra. Yvonne Cagle. O foco é fortalecer a presença da mulher na área da tecnologia, quebrando as portas de vidro, que são barreiras invisíveis ainda presentes no setor. A conferência vai acontecer entre os dias 17 e 21 de novembro, em horários diversos.

Dorcas Muthoni
Foto: Arquivo Pessoal

Neste ano, a She’s Tech Conference vai contar com duas integrantes do Internet Hall of Fame: Dorcas Muthoni, queniana que é criadora de uma ferramenta revolucionária de gerenciamento de pequenas e médias empresas baseada na nuvem, cientista da computação, empreendedora e fundadora do “Open Business Africa”, e Radia Perlman, norte-americana que é programadora e engenheira de rede, conhecida como a “mãe da internet” por sua invenção do protocolo Spanning Tree (STP), fundamental para a operação de pontes de rede mais conhecida como “bridge” (rede de computadores). Elas integram a equipe de keynotes do evento.

A She’s Tech Conference vai receber ainda, em caráter totalmente inédito, a engenheira espacial, head da “Ceek VR”, uma desenvolvedora de soluções de conteúdo inovadora e ferramentas de distribuição de experiências de realidade virtual, Mary Spio; e a IBM Master Inventor, PhD na área de Genômica Computacional, atual líder do Grupo de Genômica Computacional no Centro de Pesquisa Thomas J.Watson da IMB, em Nova Iorque, a indiana Laxmi Parida. As duas completam o time de keynotes internacionais desta edição.

Mary Spio
Foto: Arquivo Pessoal

A She’s Tech Conference reunirá um time de mais de 100 mulheres — tanto brasileiras quanto canadenses, portuguesas e chilenas — que fazem a diferença no setor, que inspiram e que são referência em suas áreas de atuação.

Entre elas, está a cientista da computação e fundadora da “Mastertech”, plataforma de educação de habilidades do século XXI, Camila Achutti, a program Manager na HQ do Twitter, em São Francisco, Thaísa Fernandes, e a PHD em inteligência artificial e autora do livro “Introdução a Data Science” Tatiana Escovedo (confira no fim do release outros nomes confirmados). A programação das palestras e mentorias será divulgada na semana do evento no site oficial da She’s Tech.

De acordo com Ciranda de Morais, idealizadora da She’s Tech Conference e criadora da Teoria das Portas de Vidro, o evento será 100% online, mas terá como base a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais (Brasil). E esse, a propósito, tem sido o maior desafio, já que as três edições anteriores aconteceram presencialmente. “A experiência do evento online não traz o calor humano do abraço, mas vamos nos abraçar virtualmente com ferramentas de interação”, conta. Apesar desse “calor humano” ser por videoconferência, a empreendedora tecnológica ressalta que o formato online potencializou outros horizontes. “Ele trouxe a oportunidade de unirmos comunidades de todo o Brasil e também de outras partes do mundo, tendo no line-up, por exemplo, cinco mulheres que são referência mundial na tecnologia”, diz Ciranda, destacando que, neste ano, a presença internacional está ainda mais forte.

Além da programação nos cinco dias de evento, com cinco trilhas de conhecimento por dia, a She’s Tech Conference vai promover o Women in Tech Community Leaders Summit, que reunirá as líderes de comunidades de mulheres na tecnologia. Neste ano, o evento ainda contará com uma trilha de acessibilidade e entregará o prêmio She’s Tech WOW, que reconhecerá mulheres e projetos que impactaram em 2020. As indicações e votação para o prêmio foram feitas pelas curadoras do evento.

A She’s Tech Conference poderá ser acompanhada pelo site shestech.org, a partir do dia 17. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência no site do evento. Durante a conferência, o público poderá fazer doações opcionais. Os valores arrecadados serão destinados ao programa de Transformação Digital de Negócios de Mulheres Empreendedoras de áreas periféricas, em uma parceria com o Movimento Pra Frente, da Fundação Dom Cabral.

Considerado o maior evento de mulheres na tecnologia no Brasil, a grandiosidade da She’s Tech Conference está na união de propósitos, sempre presente na responsabilidade do movimento She’s Tech, que realiza diferentes ações ao longo do ano, criando um cenário mais diverso e inclusivo no setor da tecnologia.

“A conscientização é o primeiro passo. Precisamos agir em diversas frentes para gerar ações propositivas e provocar a mudança no mercado”, aponta Ciranda de Morais, que é autora da Teoria das Portas de Vidro e que apresentou a tese na Tech Super Women Summit, em São Francisco, no Global Google GDG Community Leaders Summit, no Vale do Silício, e no TEDx. “Todas as barreiras invisíveis que afastam as mulheres da tecnologia reforçam a importância da representatividade e a promoção de eventos como a She’s Tech Conference”, defende a jovem empreendedora, que tem como missão impulsionar carreiras de mulheres no setor tecnológico e colaborar na capacitação das profissionais da área. 

Inspirar, engajar e capacitar mulheres seguem como os pilares principais da She’s Tech Conference, que tem como base o movimento She’s Tech, colaborador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 5 (Equidade de Gênero) e 8 (Empoderamento Econômico Feminino por meio da Tecnologia) da agenda de 2030. O movimento tem ainda, nos últimos anos, fortalecido e ampliado a atuação das mulheres dentro dos setores da tecnologia, trabalhando nos eixos da representatividade, da conscientização e da auto-aceleração. A conferência, agora online, tem como visão incentivar e apoiar mulheres nas carreiras em Ti e no empreendedorismo com base tecnológica.

She’s Tech Conference 2020
Quando? De 17 a 21 de novembro
Quanto? Gratuito (doações são opcionais)
Onde? No site da She’sTech: shestech.org

Presenças confirmadas

  • Camila Matsubara (engenheira de software do Google e uma das responsáveis pelo Programa Mind the Gap)
  • Andrea Motta (UK Brazil Tech Hub Director)
  • Liliane Tie (Community Builder na Women In Blockchain Brasil)
  • Annelise Gripp (Consultora e Especialista em Transformação Digital e Ágil)
  • Fatine Oliveira (autora do canal Disbuga e criadora do movimento #verificaPCD)
  • Gedeane Kenshima (Engenheira de Controle e Automação e autora do livro “Nas Linhas do Arduino: Programação Wiring para não Programadores”)
  • Lara Franciulli (Graduanda em Ciências da Computação da Universidade de Stanford e co-fundadora do Juntos Somos Um)
  • Paula Figueiredo (Membro da Comissão Especial de Direito para Startups do Conselho Federal da OAB | Embaixadora na América Latina do World Legal Summit)
  • Flávia Gamonar (Autora e instrutora Oficial LinkedIn Learning)
  • Deborah de Mari (Fundadora do Força Meninas)
  • Gal Rosa (embaixadora do LAB60+)

Fonte: Assessoria

Ainda:
Encontro debate carreira e vida da Mulher de Eventos
O futuro é feminino?
“A Transformação Digital e o Humano” no MUBS 4.0
Festival reúne os maiores ídolos digitais do país

Relacionados
Abeoc Digital - Foto: Divulgação

A Era digital para o “novo normal” com o evento Talks & Expo

congresso mice

Programação do Congresso MICE Brasil 2020 disponível na plataforma do evento

A reinvenção do mercado de eventos em 2020, com Guilherme Miotto

LGPD: o que muda com a vigência imediata da Lei

Feira EBS, o maior evento do setor MICE no Brasil será 100% online

Foto: Divulgação- Virgin Money Unity/ David Wala

Fãs em cercados: o novo normal dos festivais?

Os desafios de impactar o público de forma remota

20 tendências para inovação nos negócios pós-coronavírus