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Inovar para atrair talentos da geração Millennials

Millennials
Divulgação: www.abf.com.br
Pesquisa aponta que as empresas devem estar cada vez mais atentas à aos Millennialls e buscar criar formas diferentes para se comunicar e atrair esses talentos

Também conhecidos como Geração Y, os Millennials são os nascidos entre 1980 e 1990, e que iniciaram sua vida adulta juntamente com o início do milênio em que estamos, cresceram paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia, e principalmente, ao surgimento da internet. É a geração empreendedora, que está sempre on-line, ávidos por inovação, apressados e competitivos; os representantes dessa geração têm liderança, capacidade de gerar novas ideias e compartilhar conhecimento.

Segundo dados do IBGE*, os Millennials representam cerca de 25% da população brasileira economicamente ativa.

Recentemente, a Edenred, detentora da marca Ticket encomendou uma pesquisa global à Ipsos, para medir o nível de bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.

“A primeira fase da pesquisa Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho teve mais ênfase nos hábitos dos trabalhadores de maneira geral. Na segunda fase do estudo, optamos por estudar mais a fundo o comportamento desses jovens trabalhadores, chamados geração Millennials. São profissionais que, por terem nascido e crescido em um cenário de desenvolvimento tecnológico, possuem características próprias que nos ajudam a entender a evolução do mercado atualmente”, comenta Rodrigo Shimizu, diretor de marketing e estratégia da BU Benefits da Ticket.

Nessa segunda fase, a pesquisa foi realizada com 3.552 colaboradores com menos de 30 anos, e baseada no cálculo sobre 10 perguntas relacionadas ao ambiente de trabalho, valorização e emoção em relação ao trabalho. De acordo com a pesquisa, quando o assunto é percepção de empresa ideal para trabalhar, a nova geração ainda dá importância a alguns fatores que também eram valorizados pelas gerações anteriores, como: recompensa pelos esforços, oportunidades de crescimento, são classificadas como os principais fatores que determinam uma empresa ideal para se trabalhar. Os Millennials consideram o reconhecimento o mais importante deles, aquilo que qualifica uma empresa como ideal. Esse critério foi citado por 57% dos jovens profissionais, e por 62% dos profissionais com idade mais avançada.

A diversidade é um tema cada vez mais discutido no ambiente empresarial e os resultados do Barômetro comprovam essa tendência. Para 29% dos entrevistados, é muito importante que uma empresa invista em um ambiente de trabalho diversificado. Também foi identificado que os jovens trabalhadores valorizam um ambiente de trabalho transparente onde lhes é permitido desenvolver suas habilidades sem limitações. Nesse sentido, cerca de 26% dos entrevistados consideram imprescindível ter a liberdade para desenvolver seus talentos e 21% valorizam uma comunicação transparente.

Em linhas gerais, os resultados da pesquisa mostraram que há equilíbrio entre as respostas fornecidas, independente das gerações. Basicamente, as expectativas dos trabalhadores, de maneira geral, acabam sendo muito semelhantes, como é o caso dos resultados em relação às boas condições de trabalho: 33% dos Millennials consideram como prioridade, em comparação aos 30% dos entrevistados de gerações anteriores. O mesmo foi observado quando foram questionados sobre flexibilidade no ambiente corporativo: 29% dos entrevistados com menos de 30 anos consideram uma prioridade dentro da empresa, contra 28% dos entrevistados mais velhos.

Essa pesquisa deixa claro que as empresas devem estar cada vez mais atentas à essa geração e buscar criar formas diferentes para se comunicar e atrair esses talentos.

Um exemplo de empresa que se preocupa em manter uma comunicação transparente para atrair essa nova geração é a HEINEKEN. Recentemente ela criou a Go Places, uma campanha que passa a divulgar um posicionamento global unificado que reforça seu DNA inovador. Ela será lançada em 18 países, e já estreou no Brasil. Para se conectar com os jovens, ela será interativa e veiculada por meio de ações digitais. “O Go Places posiciona a HEINEKEN como uma marca empregadora pioneira para atrair os melhores candidatos e estimular nossos colaboradores. Não existe um perfil único de profissional que buscamos, acreditamos que a diversidade e as escolhas de cada um enriquecem e contribuem para a consolidação da nossa cultura. O Go Places conversa com jovens Millennials, uma geração ágil, conectada, formadora de opinião e que busca ser desafiada ao invés de ser “moldada”. Aquela que gosta de desafiar e ser desafiada; que valoriza a diversidade, a inovação e a busca incansável por desenvolvimento e resultados”, declara Anaí Tombolatto Ribeiro, gerente de RH da HEINEKEN Brasil.

Heineken Go Places
Divulgação: HEINEKEN do Brasil / Assessoria

Segundo Anaí, o Go Places vem para posicionar HEINEKEN como uma empregadora aspiracional para jovens talentos e para estimular o orgulho de pertencer dos colaboradores atuais, que já fazem parte da empresa. Foram lançados dois filmes: o primeiro é um manifesto ousado que comunica os valores da marca corporativa e da empresa de forma inteligente e divertida; o segundo é um filme interativo que conta com talentosos colaboradores com perfis que correspondem à cultura HEINEKEN. O público interessado em trabalhar na HEINEKEN poderá fazer o teste do filme interativo – The Interview – que revela perfis de comportamento. O teste é bastante divertido e os oito perfis resultantes podem ser compartilhados nas redes sociais, o que espalha a mensagem do posicionamento. Em seguida, os candidatos são direcionados para canais oficiais de recrutamento da empresa e podem candidatar-se às vagas abertas ou inscrever seus currículos em bancos de currículos.

“Acreditamos que ter as pessoas certas nos lugares certos é o caminho para atingir nossos objetivos. Buscamos pessoas que se identifiquem com os nossos valores e com o nosso DNA. Aqueles que sejam apaixonados por aprender e que almejam construir um legado dentro da companhia, pensando fora da caixa para a construção do nosso futuro através de relacionamentos duradouros ao redor do mundo. Além, é claro, de se identificar com as nossas marcas. A HEINEKEN há tempos investe em programas de treinamento e qualificação para seus colaboradores em diferentes níveis, permitindo que possam se desenvolver comportamental e tecnicamente utilizando programas específicos em plataformas de aprendizagem ao longo de suas jornadas dentro da
HEINEKEN”, finaliza a gerente de RH da HEINEKEN Brasil.

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