Política Nacional de Qualificação no Turismo é lançada no Brasil
Implementação deve melhorar qualidade dos serviços do setor e possibilitar requalificação dos trabalhadoresEm parceria com a Universidade de Brasília, empresários e profissionais do setor de turismo, o Ministério do Turismo desenvolveu diretrizes para os trabalhadores da área. A chamada Política Nacional de Qualificação no Turismo foi lançada na última terça-feira (27/03), pelo ministro Marx Beltrão, com o objetivo de traduzir os anseios e demandas do setor por serviços e mão de obra qualificados.
Durante reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), em Brasília, Beltrão afirmou que o turismo gera um em cada dez empregos no mundo, o que demonstra a dimensão da atividade no contexto da economia global. “No Brasil, o setor emprega sete milhões de pessoas, direta e indiretamente, e a meta é chegar a nove milhões de empregos até 2022. A qualificação se coloca como condição importante para ampliarmos a empregabilidade por meio do turismo e contribuir efetivamente com os esforços do governo federal para enfrentar os desafios da educação profissional no país”, disse.
A implementação da Política Nacional de Qualificação no Turismo deve melhorar a qualidade dos serviços do setor e possibilitar a requalificação dos trabalhadores, bem como a qualidade dos serviços de quem já está no mercado. As diretrizes presentes no documento estão alinhadas às metas globais do Plano Nacional de Turismo (PNT), também divulgadas na terça-feira, pelo Conselho Nacional de Turismo. “Sem qualificação não temos como avançar. Quanto mais qualificados forem os serviços e produtos turísticos, mais competitivo será o destino Brasil”, declarou Neusvaldo Lima, diretor de planejamento e gestão estratégica do Ministério do Turismo.
Nos últimos 15 anos, o Ministério do Turismo investiu cerca de R$ 14 bilhões em infraestrutura dos destinos. Neste contexto, a Política Nacional de Qualificação no Turismo deve auxiliar na condução dos planos e programas que serão traçados, respeitando características particulares de cada local, perfil do público e modalidades dos cursos de formação.