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O que é a Comunicação Integrada de Marketing

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Entenda os processos e níveis dessa comunicação e porque as empresas devem aderir a esse formato

A comunicação integrada de marketing – uma estratégia que unifica toda a comunicação de uma empresa, buscando oferecer uma melhor experiência para o cliente, garantindo que a mensagem seja sempre a mesma, independente do formato ou do canal de comunicação.

Independente do segmento de uma empresa, a comunicação é extremamente importante, tanto a comunicação interna, quanto a comunicação externa.

A comunicação integrada trata-se de um processo feito para assegurar que o contato entre a marca e a persona para a divulgação de serviços ou da empresa em si sejam consistentes e relevantes a seu público ao longo do tempo.

Basicamente, a comunicação integrada de marketing irá se encarregar de garantir que a forma de comunicação e suas mensagens estejam alinhadas ao objetivo da empresa, assim, com o tempo, consolidando a marca e sua identidade no mercado.

Para entender melhor, iremos separar em tópicos.

1. O que é comunicação integrada?

É a análise e o planejamento das melhores táticas para se integrar os canais de comunicação de uma empresa, oferecendo a seu público uma experiência agradável, mantendo um padrão entre os canais de comunicação.

Nos dias atuais, com a existência de tantos canais comunicativos, utilizados por milhares de pessoas, é indicado que sua empresa se encontre em mais de um desse canais, para alcançar novas pessoas, aumentar seu público.

No passado, as empresas se limitavam a propagandas no rádio, televisão, panfletos ou até mesmo cartas para atrair e fidelizar seus clientes. Apesar de algumas ainda utilizarem esses meios, hoje em dia, elas também podem ser encontradas nos meios digitais.

Porém, não basta apenas migrar de um canal para o outro. É necessário, um planejamento para integrar os canais de contato. O cliente precisa ser atendido da mesma forma, independentemente do local por onde contatou a empresa.

A marca precisa ter uma identidade, e mantê-la presente em seus meios de comunicação com o cliente.

Isso significa que toda a comunicação da empresa, independentemente do canal, terá como foco e referência o cliente, a persona para quem a mensagem será transmitida. Sendo assim, todo o plano de comunicação deve estar funcionando em harmonia.

2. Comunicação integrada de marketing

Agora, a comunicação integrada de marketing (CIM) é a realização de uma ação para garantir que seja utilizado o mesmo tom de voz em todas as peças de comunicação com o público.

Essas peças podem ser tanto online, quanto off-line. Podem ser revistas, sites, outdoors, comerciais, propagandas no youtube, entre outros.

Simplificando, é a padronização da linguagem, alinhando os diferentes canais de interação.

3. O processo de comunicação

O processo de comunicação com o cliente é formado pelos elementos:

  • Emissor
  • Receptor
  • Mensagem
  • Meio
  • Codificação
  • Decodificação
  • Resposta / Feedback
  • Ruído

E quem são esses elementos?

  • Emissor – EMPRESA
  • Receptor – CLIENTE
  • Mensagem – COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE
  • Meio – CANAL
    (ex: e-mail)
  • Codificação – CONTEÚDO
  • Decodificação – ENTENDIMENTO DO PÚBLICO SOBRE O CONTEÚDO
  • Resposta / Feedback – AÇÃO DO CLIENTE DIANTE DA MENSAGEM
    (Pode ser através de compartilhamentos, comentários, e etc)
  • Ruído – ERRO NA MENSAGEM
    (Pode ser um erro gramatical, algo que leve o cliente a não entender a mensagem de maneira correta)

Esses elementos estão envolvidos em todo processo de comunicação, sendo assim, é importante conhecer e entendê-los para ter uma comunicação bem desenvolvida e compreendida pelo receptor, garantindo maiores chances de sucesso.

A CIM é importante para garantir a coerência da mensagem em diferentes níveis.

E quais são os níveis?

  1. Vertical: Quando os objetivos de comunicação estão alinhados à missão da empresa, definidos no planejamento estratégico.
  2. Horizontal: Abrange todas as funções primordiais da empresa, como a administração, a produção, finanças e comunicação.
  3. Interna: Toda a equipe precisa ter conhecimento e estar alinhada a respeito dos produtos lançados pela empresa, assim como novos anúncios e parcerias, garantindo autonomia e tomada de decisões coerentes com a mensagem transmitida pela empresa.
  4. Externa: Caso ocorra a contratação de serviços terceiros, como editores, freelances, agências de marketing, entre outros, é necessário se assegurar que eles produzam conteúdos coesos afim de manter a personalidade da marca.

4. Benefícios e objetivos da comunicação integrada

A comunicação integrada de marketing demonstra um esforço na estratégia de posicionamento de sua empresa, o que pode resultar não apenas em vantagem competitiva, mas também, em menos estresse e gastos desnecessários no orçamento.

Quando se organiza a comunicação de sua empresa de maneira correta, e cuidadosa, é possível evitar retrabalhos desnecessários, e até mesmo, a reutilização de alguns materiais em diferentes mídias.

O principal benefício é a definição de objetivos específicos para a comunicação integrada de marketing, o que também evita desperdícios de recursos.

Alguns objetivos principais dessa estratégia são:

  1. Necessidade da categoria: A capacidade de atender necessidades relevantes do cliente.
    (Ex: Os novos modelos de fone sem fio).
  2. Conscientização da marca: Capacidade de identificação do público dentro de sua categoria. É mais fácil se lembrar de determinada marca através de seu logotipo, do que se lembrar pelo nome.
    (Ex: Lembrar o logo da maça ao invés de se lembrar do nome Apple).
  3. Intenção de compra: Instruir o cliente a comprar ou realizar uma ação devido a marca.
    (Ex: Comprar produtos da Adidas/Nike por saber que são produtos de qualidade).
  4. Atitude em relação a marca: Capacidade de atender uma necessidade relevante, e qual será a atitude do cliente perante a marca.

Uma comunicação eficaz pode alcançar diversos objetivos, porém, e possível ir além.

Com a comunicação integrada de marketing é possível conduzir um cliente em potencial através do funil de vendas.

Para cada fase do funil é necessário determinado tipo de conteúdo, e com a comunicação integrada de marketing, você conduz a persona através de seus conteúdos para diferentes níveis do funil, nutrindo seus leads para depois levá-los a tomar uma decisão.

A decisão pode ser contratar seus serviços, comprar seus produtos ou até mesmo se inscrever para receber sua newsletter.

5. Por que usar a comunicação integrada de marketing na sua empresa?

Agora, imagine se o cliente é atraído por conteúdos escritos com uma linguagem mais informal, mais descontraída, e ao chegar no momento da compra, se deparar com um tom formal e totalmente comercial.  Isso poderia causar uma certa estranheza, levando o cliente a desistir de sua compra.

Por esse motivo é necessário que a mensagem seja unificada, para assim ter um impacto maior, mantendo a conexão entre seus conteúdos, o que chama a atenção das pessoas.

Se sua mensagem é clara, será compreendida com maior facilidade por seu público, facilitando no momento da tomada de decisão.

É através da mensagem e personalidade de sua empresa que são construídos relacionamentos com suas personas, seus clientes.

Independente do canal utilizado, mantenha o tom, garanta que seu público possa te identificar em meio a outras empresas, mantendo sua marca em suas mentes.

Com a comunicação integrada de marketing sua empresa garante uma linguagem padrão, criando sua identidade, além de facilitar o entendimento da mensagem transmitida para o seu público, independente do canal pelo qual ela foi transmitida.

É extremamente importante ter e manter uma identidade em sua empresa, alinhando a mensagem com o objetivo principal da empresa, para atingir o objetivo.

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