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ABAV detalha ações para a retomada

Foto: Darmoom Art_de /Pixabay
Entre os anúncios, entidade confirma a ABAV Expo 2021 e uma parceria com a Universidade Federal Fluminense na oferta de um MBA com desconto exclusivo para os associados

Publicado em 11/02/2021

Em coletiva de imprensa promovida na tarde de ontem a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, fez uma atualização sobre o panorama do setor de agenciamento no Brasil, incluindo balanço de vendas das agências associadas em 2020 e das ações do plano de contingência e enfrentamento à crise motivada pela pandemia de Covid-19.

Visando superar os resultados do pior ano para o turismo mundial, a entidade elenca uma série de ações em que aposta para acelerar a retomada a partir deste ano. Os projetos começam com um amplo programa de capacitação com foco em destinos, gestão e promoção comercial que será desenvolvido entre março e dezembro por meio do ICCABAV – o Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, e a participação das regionais da entidade e associadas locais.

Para capacitar a venda de destinos, duas ações estão programadas – a ampliação do programa de associado aliado, que já conta com a filiação da Argentina, e a realização de um evento virtual nos dias 11 e 12 de maio que prevê rodada de negócios com compradores nacionais e internacionais selecionados através de inscrições prévias.

O turismo de luxo, que ganhou maior representatividade dentro da entidade com a formação no ano passado de um grupo de trabalho dedicado, terá um programa de capacitação exclusivo, onde fornecedores apresentarão soluções focadas no segmento que responde pela geração de 25% de toda a renda gerada no turismo mundial, e a 3% do volume total de viagens, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Um mapeamento do setor, entre associados ABAV, já está em andamento e deve ser apresentado em breve. Na coordenação desse trabalho está Frederico Levy, recém nomeado diretor de turismo de luxo da entidade.

Outra novidade é a criação de um MBA em gestão de serviços com ênfase em turismo, hotelaria e eventos, que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O curso será na modalidade EAD, com início já no próximo dia 25 de fevereiro e duração de 12 meses, mais três meses de orientação. Associados ABAV terão 20% de desconto.

ABAV Expo 2021

Durante a coletiva, Magda Nassar também antecipou alguns detalhes da 48ª ABAV Expo, principal evento do calendário brasileiro de turismo, que este ano está confirmada para 29 de setembro a 1º de outubro, respeitando todos os protocolos de segurança e com a expectativa de reunir 100 expositores. “Estamos desenvolvendo um projeto totalmente comprometido com a segurança dos participantes. Vamos receber o público que for possível, priorizando a inscrição dos agentes de viagens associados à ABAV”, adianta a presidente.

Os estandes serão comercializados em quatro opções de área – 12, 30, 48 e 80 metros quadrados, mais taxas e montagem, acesso a internet e presença garantida também na plataforma virtual, que espelhará a edição física, marcando mais uma grande inovação da entidade na realização do primeiro evento híbrido com o porte da ABAV Expo e o alcance do ABAV Collab.

Além da área de exposições, a edição contará com a tradicional Vila do Saber, com capacitações, painéis e palestras também oferecidas simultaneamente nas modalidades presencial e virtual, e um programa de caravanas com associados pré-selecionados.

Plano de contingência

De acordo com a presidente, medidas do plano emergencial adotadas pelo governo em atendimento aos pleitos da ABAV e entidades congêneres foram fundamentais para garantir a sustentabilidade ao longo da travessia de 2020. Incluem-se aí as Leis que flexibilizaram os contratos de trabalho (14020) e regulamentaram as relações consumeristas (14046), esta com pleito para que tenha seu efeito prorrogado, a exemplo do que já foi concedido ao setor aéreo, e a abertura de linhas de crédito especiais.

Paralelamente, a entidade trabalhou na criação de campanhas, como a Adia, que mobilizou consumidores a adiarem os planos de viagem em vez de optarem pelo cancelamento, e na elaboração de protocolos sanitários em apoio ao Selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério do Turismo, e ao Guia do Viajante Responsável como entidade integrante do Movimento Supera Turismo.

“Foram meses de muito trabalho e pouca ou nenhuma rentabilidade, que atravessamos graças também à flexibilidade e poder de reação das nossas agências de viagens associadas, que se mostraram mais preparadas diante de uma crise sem precedentes”, ressalta Magda.

O cronograma de ações é o primeiro resultado da reestruturação organizacional implantada pela entidade no ano passado na busca de soluções que garantam mais sustentabilidade aos negócios das agências de viagens associadas, que no ano passado amargaram a perda de 58,7% no faturamento, totalizando R$ 14 bilhões, somada a movimentação de vendas das 2,2 mil associadas em todo o Brasil.

Responsáveis pela distribuição e venda de 80% dos produtos e serviços de turismo no Brasil, as agências ABAV têm perfil bastante heterogêneo, como demonstram as figuras abaixo, entre empresas de micro e pequeno porte (70%), médias e grandes (17%) e MEI (13%).

Fonte: Assessoria

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