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O patrocínio de eventos na era digital

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Como incluir o patrocinador em eventos online, usando a tecnologia a seu favor, traçando novas estratégias

Publicado em 28/04/2020

Na era em que quase tudo pode ser feito através da internet, com o uso de um smartphone ou computador, como monetizar ações como os eventos, ainda mais quando há uma onda de eventos online? Como promover o patrocínio de eventos na era digital?

Reuniões, apresentações, aulas e, até mesmo eventos, podem ser transmitido através dos meios digitais, utilizando diversas ferramentas como aplicativos de vídeo chamadas, canais como o Youtube, ou em lives transmitidas pelas redes sociais.

No caso de eventos, é importante pensar também na forma de patrocínio, que também podem ocorrer mesmo que no meio digital, apesar de ser um desafio incluí-los no ambiente virtual, onde muitos não estão familiarizados.

Mas antes de aprofundarmos mais no assunto, é preciso se perguntar o que se entende como patrocínio.

Patrocínio em eventos?

Quando um evento é organizado, muitas vezes o patrocínio surge como uma alternativa para o auxílio do valor total da renda do evento, e apesar de acontecer, essa não é a única função do patrocinador.

O patrocínio não deve ser visto como uma doação de empresas para determinada ação, mas sim como uma transação comercial. O recurso financeiro fornecido pelo patrocinador é um investimento.

Sendo assim, espera-se que o evento se torne uma forma de atingir um determinado público, gerando um resultado positivo e vantajoso principalmente para o patrocinador, que expõe sua marca como patrocinadora do evento, e espera um retorno do investimento.

A importância do patrocínio em eventos e os benefícios?

O patrocínio é uma boa forma para a associação da marca com um público específico, auxiliando no processo de reconhecimento de uma marca.

É importante manter contato com pessoas do mesmo segmento, se fazendo presente entre seu nicho, para que possa alavancar o crescimento da empresa.

Patrocinar um evento possibilita o reforço de valor da marca, fortalecendo posicionamentos diante de determinados negócios, e abrindo caminhos para novos contatos e clientes em potencial.

Um dos principais benefícios é a relação que pode ser criada com o público-alvo através do evento que se está patrocinando, levando a marca e sua mensagem até as pessoas certas, até seus consumidores.

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Formas tradicionais de patrocínio de eventos

Existem algumas formas de se patrocinar determinados eventos que são utilizadas com maior frequência, tais como:

1. Financeira

O Patrocinador ajuda um evento específico destinando uma determinada verba, possibilitando o investimento desejado e necessário para que o evento possa se realizar da forma como foi planejado.

2. Permutas ou “trocas”

No caso da permuta, ocorre uma troca entre o patrocinador e a entidade responsável pelo evento. Um exemplo de permuta são as divulgações feitas pelo patrocinador, que podem ocorrer por canais televisivos, emissoras de rádio, entre outros, de forma gratuita desde que sejam adicionados como patrocinadores.

3. Brindes

Os brindes são a distribuição de produtos para os participantes no evento, como uma forma de agregar valor ao mesmo. Esses brindes podem variar de acordo com cada segmento, e podem ser distribuídos na forma de sorteio entre os participantes, ou como prêmios, para gincanas e competições realizadas durante o evento.

Atualmente, muitos profissionais estão procurando se adaptar a essa nova realidade, promovendo eventos virtuais em diferentes redes, buscando manter suas atividades.

A questão é, como realizar esses eventos online, mantendo o trabalho com os patrocinadores?
Quais as formas de incluí-los? É vantajoso investir em eventos online?

É possível sim realizar eventos com o patrocinador através dos meios digitais, e além disso, é possível encontrar uma vantagem em meio às incertezas.

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Análise de dados do patrocínio

Existem diferentes possibilidades a serem exploradas, basta um pouco de criatividade.
Normalmente os patrocínios são compostos em conjunto com elementos físicos da marca, como brindes, folheto e etc.

Em um ambiente totalmente virtual, o patrocínio pode focar apenas na parte digital.

Uma das vantagens no patrocínio digital é a otimização da análise dos dados dos participantes, o que é essencial para provar o ROI (Retorno sobre o Investimento), podendo sugerir melhorias.

As ferramentas usadas nesse tipo de patrocínio são voltadas para o engajamento, e a elaboração de relatórios contendo dados, como:

  • Curtidas
  • Impressões
  • Comentários
  • Visualizações
  • Ações relevantes realizadas pelo participante

Essas informações permitem o fornecimento de dados sólidos para os patrocinadores do evento, principalmente, quando são compartilhadas informações sobre o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), junto a dados da jornada de leads através do funil de vendas digitas do autor do evento.

Considerando os aspectos tecnológicos, pode-se procurar diferentes maneiras para se adicionar uma marca, focando sempre nos meios dos quais as pessoas estejam participando e interagindo, facilitando a incorporação da marca do patrocinador.

Algumas formas para fazer a inclusão do patrocinador nos eventos online, e manter a parceria são:

  • Patrocínio nos aplicativos de eventos

Os aplicativos de eventos estão se tornando cada vez mais importantes em transmissões ao vivo, podendo ser usados para envolver os participantes que estarão com a atenção totalmente focadas na tela do smartphone ou computador.

Essa é uma ótima oportunidade para inserir os patrocinadores, oferecendo um espaço para que sua mensagem seja transmitida e chegue, de forma precisa, até os usuários que estão acompanhando o evento.

Dentro deste aplicativo é possível adicionar elementos que chamem a atenção para o patrocinador como:

  • Banners da marca
  • Anúncios pop-up
  • Mensagens patrocinadas
  • Logotipos

Isso também pode ocorrer através de detalhes mais sutis, como o uso de cores do logotipo da marca do patrocinador, ou apenas fazer menção a marca, ou até mesmo divulgação de um produto de sua linha, fazendo essa ligação de forma mais natural.

Caso faça sentido, também pode-se oferecer notificações no aplicativo que lembrem sessões ou ofertas patrocinadas, lembrando de usá-las com moderação, para não se tornar algo excessivo e incômodo para o usuário.

  • Venda de espaço para anúncio na transmissão ao vivo

Uma outra forma de monetizar o evento online é por meio de espaços para anúncios vendidos ao patrocinador.

Pode-se fazer uso de banners na tela de apresentação, ou presentes no local de onde a transmissão estará sendo promovida, mencionando o nome do patrocinador, ou usando algum de seus produtos ao vivo.

Também pode-se compartilhar links para o site do patrocinador, essa é uma boa maneira de divulgá-lo, possibilitando que o público encontre suas informações com mais facilidade.

  • Transmissão conjunta

No caso de transmissões ao vivo, em algumas plataformas é possível convidar outro usuário para participar do vídeo.

É atrativo solicitar a presença do patrocinador para apresentar a transmissão em conjunto, podendo fazer um bate papo, ou apenas pedindo a palavra sobre o assunto em que ele é especializado.

  • Introduções patrocinadas e anúncios em vídeos

Usando como exemplo vídeos do Youtube, pode-se usar o vídeo do patrocinador como propaganda, ou em um intervalo do vídeo, pedindo para os internautas assistirem ao anúncio.

É preciso se atentar a plataforma e qual o tipo de conteúdo está sendo apresentado, para permitir ao patrocínio ser compatível, garantindo que não pareçam deslocados e sem sentido.

  • Promover o patrocinador nas mídias sociais

No caso de um patrocinador fixo, que está sempre promovendo eventos do mesmo segmento, é interessante incluí-lo no marketing digital da empresa, o promovendo nas publicações feitas nas redes sociais.

Menção em alguns posts, ou ainda uma publicação exclusiva sobre o patrocinador é uma boa forma de divulgação, permitindo que o público tenha uma conexão maior com o patrocínio.

É interessante criar hashtags específicas para o caso de evento online, possibilitando que o patrocinador também se envolva, e mostre que está participando da ação, além de atrair e encontrar facilmente os comentários do público.

Outra forma interessante é escrever blog posts falando sobre o patrocinador, ou seus produtos e serviços, apresentando conteúdos informativos para o público, assim fazendo uma divulgação através do marketing de conteúdo.

É necessário ressaltar que para isso o patrocinador precisa ter um segmento compatível ao seu, para que a divulgação se encaixe de forma natural e coerente.

  • Brindes de eventos virtuais

Junto ao patrocinador também pode-se oferecer alguns brindes virtuais para o público presente nos eventos online.

Alguns itens a serem oferecidos são:

  • Cupons de desconto
  • Avaliações gratuitas (do produto)
  • Cursos online
  • Produtos do patrocinador

Ao oferecer esses itens, pode-se solicitar ao participante do evento o cadastro antes, ou após o evento para o recebimento do brinde.

No cadastro, solicite informações como e-mail, profissão, idade, ou qualquer outro que seja útil analisar o público participante do evento, essa é uma ótima de captar leads relevantes.

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Esses são alguns exemplos de como inserir o patrocinador nos eventos online, e também nas redes sociais.

Mesmo que os eventos virtuais não ofereçam as mesmas oportunidades de patrocínio que eventos presenciai, aquelas velhas práticas que estamos familiarizados, é possível sim encontrar outras formas de incluir o patrocinador nas mídias digitais.

Além disso, os eventos virtuais oferecem dados e análises mais ricos e completos, sendo de grande utilidade para o patrocinador e para o responsável pelo evento.

A melhor forma para descobrir qual caminho seguir é fazendo a análise dos meios digitais disponíveis, estudando suas ferramentas e o que cada um tem de melhor a oferecer, para assim começar a traçar suas estratégias.

É preciso se adaptar, e procurar novas formas para se fazer os eventos, ou novos serviços que podem ser oferecidos ao público, mantendo o otimismo e a vontade de superar novos desafios.

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