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Campanha viral: modo de usar

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O bom e velho boca a boca, principalmente por mídias sociais, que promove

Publicado em 06/05/2020

Para entender o que é uma campanha viral, primeiramente é preciso ressaltar o significado da palavra “viral”, que nada mais é, no sentido literal, algo que se espalha rapidamente, como um vírus mesmo.

Este termo é usado simbolicamente no contexto do domínio da web ou móvel. A campanha viral é descrita como uma estratégia de marketing que inspira os usuários a espalhar ou compartilhar a mensagem com outros usuários, o que pode levar a um crescimento múltiplo.

O conteúdo viral geralmente possui uma estratégia bem projetada, mas a viralidade é, em parte, também devido à sorte, criatividade e preparação. Para detalhar um pouco melhor esse conceito, o Portal Revista EBS explica a definição desse conceito, como funciona uma campanha viral e as vantagens do marketing viral.

O que é marketing viral?

Essa estratégia é capaz de gerar interesse e a venda potencial de uma marca ou produto por meio de mensagens que se espalham. A ideia é que sejam os próprios usuários que escolhem compartilhar o conteúdo.

A base do marketing viral está na disseminação de informações.

Devido à sua velocidade e facilidade de compartilhamento, as redes sociais são o habitat natural desse tipo de marketing. O exemplo mais difundido nos últimos anos é a criação de vídeos surpreendentes, engraçados ou exclusivos no YouTube, que são compartilhados no Facebook, Twitter e outros canais.

Benefícios para o marketing viral?

O marketing viral é útil como uma ferramenta independente ou como parte de uma campanha maior que usa vários canais. É especialmente atraente para pequenas empresas ou negócios, pois pode ser uma alternativa mais barata aos esforços tradicionais de marketing.

Vias de marketing viral

  • Boca a boca
  • E-mail
  • Aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram)
  • Redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn etc.)
  • Sites de compartilhamento de vídeos (Youtube, Vimeo etc.)
  • Fóruns da Web

Como nasce uma campanha viral?

É muito simples realizar uma campanha de marketing viral: crie um vídeo ou outro tipo de conteúdo atraente para o seu público-alvo, coloque-o na internet e promova-o. A partir daí, tudo o que você pode fazer é esperar a “chama” acender e os usuários começarem a compartilhar como loucos.

Foto: Alexis Pagliarini / Divulgação

Para Alexis Pagliarini, presidente executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional), a viralização de uma mensagem fundamentalmente depende de algo que já na sua origem é capaz de ser tão que faz com que naturalmente se espalhe.

Criar e colocar em movimento uma campanha de marketing viral é basicamente criar conteúdo tão envolvente e relevante que as pessoas não podem deixar de compartilhá-lo com seus amigos: “Ei, você precisa ver isso!”

Você planeja e produz o conteúdo. Você o torna o mais compartilhável possível. Então o libera na esperança de que ele se espalhe boca a boca.

É isso que o torna imprevisível. Nem tudo o que um profissional de marketing cria terá repercussão no público. E mesmo que isso aconteça, nem toda peça convencerá os usuários a espalhá-la.

Em alguns casos, a viralidade do conteúdo acontece por acidente. Por exemplo, quando um vídeo é enviado por um usuário particular, de repente, ele se torna popular e começa a circular por toda a Internet.

Quanto à estratégia de disseminação para vídeos de marcas, existem dois tipos: o aparente ou o oculto. No primeiro, o usuário está ciente desde o primeiro momento que está visualizando publicidade ou conteúdo de marca, enquanto no segundo a participação da marca é oculta e só é revelada posteriormente.

Na aplicação de técnicas de marketing ocultas, é importante ter muito cuidado para que o usuário não se sinta enganado, e a campanha viral não se volta contra você.

Independentemente da estratégia escolhida, lembre-se de nunca se tornar “spam” ou exagerar ao compartilhar o conteúdo. Em vez de enviar a mensagem repetidamente, a melhor estratégia é encontrar o local e o tempo perfeitos e deixar a “faísca viral” se acender.

“Você pode, sim, adotar uma série de estratégias para fazer com que uma peça encontre muito mais gente em todos os meios possíveis. Mas também, se a campanha não tiver um conteúdo excepcional, diferente, que tenha uma ‘pegada’ que realmente faça as pessoas se interessarem em compartilhar e fazer com que os outros vejam, de nada adianta você usar um acervo de técnicas, porque a mensagem/ conteúdo original não terá força para viralizar”, destaca o presidente executivo da Ampro.

Um exemplo de vídeo viral é o Honda “The Cog”, criado pela montadora japonesa em 2003 para promover a linha de carros Accord da sétima geração. O vídeo é brilhante e abusa da criatividade e sem truques digitais. Tudo o que se vê no filme (além das paredes, piso, rampa e carro completo) são realmente as peças desse veículo milimetricamente pensado e sem cortes de vídeo. Resultado: em pouco tempo se tornou um viral de enorme sucesso: mais de 6 milhões de visualizações em poucos dias.

Por que investir em campanha viral?

# Baixo custo: não é necessário muito custo para produzir algo que as pessoas desejam compartilhar. Às vezes, são as ideias mais simples que mais repercutem. E, quando bem feito, pode oferecer um excelente ROI (Retorno Sobre Investimento);

# Alcance: a campanha viral espalha sua mensagem e sua marca muito mais do que você poderia esperar;

# Credibilidade: De repente, sua marca está no feed das mídias sociais, ou torna-se o tema mais abordado num evento ou festa. Se bem feito, esse é o seu ingresso para o reconhecimento instantâneo (e duradouro) da marca;

# Não é invasivo: o usuário da mídia social é quem decide participar e compartilhar o conteúdo. Assim, a percepção da marca e a interação são significativamente melhores, em comparação com as formas mais clássicas de publicidade.

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